Ipem-PE interdita bomba de combustível em Vitória de Santo Antão

Ipem-PE interdita bomba de combustível em Vitória de Santo Antão

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) interditou uma bomba de combustível após fiscalização que aconteceu, de 17 a 20 de setembro, em Vitória de Santo Antão. Ao todo 76 instrumentos foram fiscalizados, sendo 31 reprovados e um interditado por diferença na quantidade de combustível entregue ao consumidor. De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração que influi na quantidade de combustível entregue. “Estamos trabalhando diariamente para garantir que o consumidor esteja sempre protegido em suas relações de consumo. Essa diferença traz prejuízo ao consumidor, já que o posto está entregando uma quantidade de combustível abaixo da tolerância mínima e bem menor do que a informada pelo visor da bomba e paga pelo cliente”, explica Adriano Martins, presidente do Ipem-PE. Caso o consumidor encontre alguma irregularidade pode fazer uma denúncia e reclamação por meio da Ouvidoria do órgão nos telefones 0800 081 1526 ou através do e-mail [email protected].

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) interditou uma bomba de combustível após fiscalização que aconteceu, de 17 a 20 de setembro, em Vitória de Santo Antão. Ao todo 76 instrumentos foram fiscalizados, sendo 31 reprovados e um interditado por diferença na quantidade de combustível entregue ao consumidor.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração que influi na quantidade de combustível entregue.

“Estamos trabalhando diariamente para garantir que o consumidor esteja sempre protegido em suas relações de consumo. Essa diferença traz prejuízo ao consumidor, já que o posto está entregando uma quantidade de combustível abaixo da tolerância mínima e bem menor do que a informada pelo visor da bomba e paga pelo cliente”, explica Adriano Martins, presidente do Ipem-PE.

Caso o consumidor encontre alguma irregularidade pode fazer uma denúncia e reclamação por meio da Ouvidoria do órgão nos telefones 0800 081 1526 ou através do e-mail [email protected].

COMENTÁRIOS