Ipem-PE reprova 20 bombas de combustíveis no agreste do Estado

Ipem-PE reprova 20 bombas de combustíveis no agreste do Estado

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) reprovou, entre os dias 14 e 22 de outubro, 20 bombas de combustíveis  no agreste do Estado. Ao todo 217 instrumentos foram fiscalizados. O objetivo da ação foi verificar se os postos anteriormente fiscalizados e que foram notificados repararam as não conformidades, bem como verificar a existência de adulteração nas bombas dos postos para garantir que o consumidor não seja lesado em relação a entrega da quantidade de combustível. O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico destaca que o órgão vem trabalhando diariamente para proteger e garantir o consumidor, além de evitar possíveis fraudes. "A confiabilidade das medições nas bombas de combustíveis é de fundamental importância não só para o consumidor, mas também para o desenvolvimento empresarial e a justa concorrência" acrescenta. De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração de modo a influir na quantidade de combustível entregue. O consumidor que suspeitar de possíveis irregularidades,  pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 081 1526 ou pelo e-mail: [email protected] e realizar sua denúncia. O instituto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) reprovou, entre os dias 14 e 22 de outubro, 20 bombas de combustíveis  no agreste do Estado. Ao todo 217 instrumentos foram fiscalizados.

O objetivo da ação foi verificar se os postos anteriormente fiscalizados e que foram notificados repararam as não conformidades, bem como verificar a existência de adulteração nas bombas dos postos para garantir que o consumidor não seja lesado em relação a entrega da quantidade de combustível.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico destaca que o órgão vem trabalhando diariamente para proteger e garantir o consumidor, além de evitar possíveis fraudes. “A confiabilidade das medições nas bombas de combustíveis é de fundamental importância não só para o consumidor, mas também para o desenvolvimento empresarial e a justa concorrência” acrescenta.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração de modo a influir na quantidade de combustível entregue.

O consumidor que suspeitar de possíveis irregularidades,  pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 081 1526 ou pelo e-mail: [email protected] e realizar sua denúncia. O instituto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

COMENTÁRIOS