Ipojuca amplia projeto Esporte em Tempo de Inclusão para na área rural e lança o Família Parceira

Saiba mais informações clicando no link

Em mais uma ação que reforça as políticas públicas com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu a ampliação do exitoso Programa Esporte em Tempo de Inclusão, levando o projeto para a Zona Rural da cidade. A iniciativa passa agora a atender 400 jovens ipojucanos com práticas esportivas, rodas de diálogo, grupos de reunião com adolescentes e familiares e atendimento psicológico no contraturno da escola. São 100 novas vagas para crianças e adolescentes dos engenhos Maranhão e Cachoeira, sendo 50 em cada localidade.

Prefeitura do Ipojuca Célia Sales

Além dessa expansão, o projeto nos locais ganhou o reforço da criação do Programa Família Parceria, que visa estimular a presença dos pais e responsáveis numa participação voluntária no acompanhamento das ações educacionais, fortalecendo o vínculo familiar e a proximidade entre os responsáveis pelos alunos e os educadores. No Engenho Maranhão ao lado da vice-prefeita Patrícia Alves, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, celebrou a ampliação da ação: “os familiares, agora como parceiros do projeto, participando ativamente, vão com certeza tornar o projeto ainda mais especial. Com o tempo, vocês se tornarão uma grande família, e daqui sairão grandes talentos”, disse a prefeita.

Para a secretária de Assistência Social, Anne Banja, “não tem como não se emocionar com essa ação. Só agradecer a equipe gigante que é incansável na promoção desse projeto e que está à altura do que o município merece. Um projeto premiado e que representa uma porta de saída da condição de vulnerabilidade para um futuro brilhante para essas crianças”, informou. “Estou animada em participar e acredito que a experiência será ótima”, disse a adolescente Thaviny Cibele, 14 anos, do Engenho Cachoeira, que antes só tinha o contato com o esporte brincando com os irmãos em casa.

*Exemplo concreto -* Além dos coordenadores do Geração 4, Fernando DDI e Vitor Santos, ambos campeões em suas modalidades, o evento contou com a presença de Felipe Silva, também vitorioso pela seleção brasileira de futebol de areia (beach soccer). O atleta, que saiu do projeto desenvolvido pelo instituto e representou o Brasil, hoje joga em um time de Portugal, sendo um exemplo concreto do quanto a dedicação e o incentivo são importantes para os jovens.

“Eu consegui me desenvolver como ser humano, como homem, e acredito que esse projeto contribuiu para minha formação como atleta, tendo realizado meu sonho em chegar na seleção brasileira. E, assim como fez comigo, pode fazer a diferença na vida desses jovens. Basta acreditar no potencial”, informou o jogador.

Além dos engenhos agora integrantes, o Programa Esporte em Tempo de Inclusão já possui núcleos em Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi, Camela, Nossa Senhora do Ó e Ipojuca Centro, onde em cada localidade são desenvolvidas modalidades específicas, como: basquete, futsal e futebol de campo e beach soccer.

COMENTÁRIOS