Ipojuca apresenta ao SEBRAE ação pioneira de desburocratização

Saiba mais informações clicando no link

Prefeitura do Ipojuca Puran
A garantia de desburocratização, utilizando 100% da REDESIM, numa iniciativa integrada e pioneira para as empresas se instalarem em Ipojuca. Esse foi o tema do encontro entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca e a equipe de políticas públicas do SEBRAE. Na agenda, promovida na sede da instituição, no Recife, os gestores ipojucanos apresentaram a novidade do município, que, por meio das diversas secretarias envolvidas, inovou na utilização integral da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) para abertura de empresas, licenciamento sanitário, ambiental e alvará de funcionamento, como também no processo de renovação de alvarás, sendo o primeiro município de Pernambuco e um dos primeiros do Brasil a conseguir esse feito, usando unicamente o sistema da REDESIM.

Prefeitura do Ipojuca Puran

Agora, a entrega de todas as licenças e documentos necessários para obtê-las é feita em um único lugar, de forma eletrônica, através do sistema da REDESIM. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Puran Medeiros, “ganha a administração pública com a simplificação do processo, a diminuição do tempo de análise, e a garantia backup dos arquivos, e ganham os empresários com essa agilidade, unificação e a não necessidade de nomear um procurador local para fazer o despacho dos documentos”, informou. Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Veiga, “o SEBRAE nos deu uma ajuda muito grande com uma consultoria nessa parte da lei da liberdade econômica. E, para não ter que criar uma lei municipal, que demandaria mais burocracia, nós criamos um decreto adotando a lei estadual”, disse.

“Nós do SEBRAE avaliamos a iniciativa como extremamente importante, aliás, é isso que queríamos que todos os municípios pudessem ter com essa visão para um ambiente mais favorável para gerar negócio, abrir sua empresa e contratar funcionários. Então, isso é fundamental para o próprio desenvolvimento econômico e social do município. E de fato Ipojuca está de parabéns e merece ser colocada como case de sucesso no que de fato os municípios podem e devem fazer para os pequenos negócios e da economia como um todo”, afirmou o gerente da Unidade Zona da Mata do SEBRAE, Alexandre Alves.

COMENTÁRIOS