Ipojuca completa 175 anos com celebrações virtuais e vacinação

Saiba mais informações clicando no link

Neste dia 30 de março é celebradas a emancipação política de Ipojuca. O município completa 175 anos e por conta da pandemia da COVID-19 as festividades foram suspensas, mas o tradicional hasteamento da bandeira será transmitido para os ipojucanos, ao vivo, através das redes sociais da Prefeitura do Ipojuca. Uma exposição fotográfica virtual com registro da cidade em diversas décadas também marcará o aniversário da cidade e estará disponível no site da Prefeitura. Além disso, a vacinação para pessoas de 65 anos ou mais, considerado um grande presente para todos, estará ocorrendo em diversos pontos da cidade.

Para a prefeita do Ipojuca Célia Sales, ipojucana de nascença, “a maior comemoração que a cidade pode ter, é ver os índices de contaminação diminuindo, ninguém mais morrendo, a vacinação em massa acontecendo, a economia local se reestabelecendo, o turismo voltando à sua normalidade e as pessoas podendo se abraçar e voltar ao convívio normal”.

Administrativamente, Célia Sales, junto com o Comitê Contra o Coronavírus, têm buscado estratégias para diminuir os impactos neste momento de crise. Entre as ações, está o projeto de lei para a volta do BEM (Benefício Eventual Municipal, que concedeu pioneiramente em 2020), mas que não foi aprovado pela Câmara dos Vereadores desta vez. Seria no valor de R$300 para mais de 4 mil trabalhadores. A prorrogação do IPTU e ISS para empresas do setor turístico é outro projeto que ainda não foi apreciado pela Câmara, apesar da urgência. Além da compra de vacinas através do Consórcio formado por diversas cidades do Brasil.

A prefeita também assinou o decreto municipal nº 779 que emenda as datas definidas como feriados com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas e, desta forma, reduzir a possibilidade de transmissão da doença. Portanto, este dia 30, aniversário de Ipojuca, é feriado municipal. Já os dias 31 de março e 1º de abril, quarta e quinta-feira, respectivamente, serão considerados pontos facultativos para as repartições da administração do município, exceto os cargos e funções essenciais cujos serviços não podem sofrer descontinuidade, a exemplo de atividades nas áreas de saúde e segurança pública. E o dia 2 de abril, Sexta Feira da Paixão, também será feriado municipal, deste modo não haverá expediente nos órgãos da administração pública.

DADOS COVID EM IPOJUCA
_(Semana epidemiológica até 28/03/2021)_

Casos ativos: 98
casos graves: 07
Óbitos: 03
Descartados 133

Desde o início da pandemia
Casos Confirmados: 1.997
Óbitos: 116
Recuperados: 1.783
Descartados: 4.040

VACINAÇÃO
_(Até 28/03/2021)_
Total de pessoas vacinadas: 4.447 (Entre profissionais de saúde e idosos com 65 anos ou mais)

COMENTÁRIOS