Ipojuca garante assistência às grávidas e puérperas vacinadas com a Pfizer em Jaboatão

Saiba mais informações clicando no link

Alívio e esperança para um grupo de 40 grávidas e puérperas (que tiveram os filhos há menos de 45 dias) ipojucanas que receberam, nesta quinta-feira (20), a primeira dose da vacina Pfizer contra a COVID-19. A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, garantiu toda a assistência para que elas pudessem receber a imunização na cidade de Jaboatão dos Guararapes (que o Governo do Estado havia colocado como polo referência de vacinação). Assim com a AstraZeneca, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer é de três meses.


Entre as grávidas de Ipojuca beneficiadas com essa parceria entre os municípios e que tomou a primeira dose hoje, foi a moradora de Camela, Daniele Maria da Luz, de 31 anos. Ela está com oito meses de gestação. “Estava muito ansiosa já achando que não daria tempo antes do parto, pois no momento do hospital, quando for dar à luz, é um conforto maior esse início de imunização, mas graças a Deus chegou em tempo”, disse. Já Gabrielle Almeida, 22 anos, teve a filha Ana em oito de abril, e também garantiu a primeira dose da vacina. “Estava torcendo para dar tempo, pois hoje faz 42 dias do nascimento. Durante todo o período da gravidez foi de medo, mas também muita higienização e máscara para me proteger. Agora é só esperar a segunda dose, porém ainda sem visitas, que é a pior parte”, afirmou.

Pfizer em Ipojuca
Agora, com a nova definição estadual, as próximas aplicações da vacina para essas mulheres ocorrerão no próprio município de Ipojuca, no Centro de Referência da Saúde da Mulher, no Centro. “Vai facilitar toda a logística e garantir maior tranquilidade para nossas gestantes e puérperas”, destacou a diretora de Atenção Básica do Ipojuca, Verônica Lopes. A primeira vacinação no município está marcada para o próximo dia 25, portanto as gestantes e puérperas já podem agendar no Centro de Referência da Saúde da Mulher de segunda à sexta das 8h às 16h. Caso haja alguma impossibilidade de fazer o agendamento presencial, a gestante ou puérpera poderá mandar portador com a documentação necessária: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. No dia da imunização, além de todos os documentos pessoais, as gestantes precisarão estar com a caderneta de gestante. Já as puérperas, o resumo de alta ou certidão de nascimento do bebê.

COMENTÁRIOS