Ipojuca intensifica Operação Inverno e investe cerca de R$ 6,5 milhões nas ações

Saiba mais informações clicando no link

Prefeitura do Ipojuca

A Prefeitura do Ipojuca, por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Defesa Social, está reforçando, neste mês de maio, a Operação Inverno. O objetivo é evitar alagamentos, intensificando ações rotineiras como a limpeza de canais, canaletas e galerias, além de capinação nas encostas e colocação de lonas nas áreas de risco. O município já tem reservado cerca de R$ 6,5 milhões para executar esses serviços.

A Operação Inverno no município começou em janeiro, mas, apesar da recente previsão de um inverno menos rigoroso, por parte da Defesa Civil do Estado, as ações seguem sendo intensificadas, principalmente, nos locais de riscos, a exemplo do monitoramento das áreas ribeirinhas. Do começo do ano para cá, já foram feitas, até o momento, limpezas em aproximadamente 12 mil metros de extensão, nos canais do Centro de Ipojuca, Camela e Nossa Senhora do Ó. Nos pontos críticos como a Bacia do Canal da Hilda da Costa Monteiro, área ribeirinha, rua Navegantes, Socó, Salinas e Pantanal mais de 2 mil metros de canaletas também foram limpas.

A previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura é recolher em torno de 200 mil toneladas de entulhos nos sistemas de drenagem do município. Esse material formado, principalmente, por plásticos, é um dos principais causadores de entupimentos no sistema de drenagem, o que provoca inundações nas vias públicas. “Ao todo, são mais de 132 profissionais nas ruas e 17 equipamentos, entre caminhão hidrojato, retroescavadeiras, motoniveladoras, hidráulicas e caminhões basculantes realizando o trabalho diário”, afirmou a secretária de Infraestrutura do Ipojuca, Giuliana Cavalcanti.

A ação também conta com um monitoramento e alerta nas áreas de deslizamentos e inundações, realizada pela Coordenadoria de Defesa Civil do município. Para contar com a ajuda da população, a operação está fazendo campanhas de conscientização para que as pessoas depositem o lixo domiciliar adequadamente próximo aos horários de coleta. Além disso, em um trabalho de longo prazo executado pelo município nos últimos anos, cerca de 479 famílias, ou seja, 2.395 habitantes seguem sendo beneficiados com a construção de 1.971 metros de muros de arrimo para proteção das encostas.

COMENTÁRIOS