Ipojuca vacina mais de 5 mil pessoas no mutirão de domingo

Saiba mais informações clicando no link

“O que faltava antes em Ipojuca era vacina. Chegou, aplicou”. Esta foi frase de diversos profissionais de saúde que, no mutirão deste domingo (22), somando a primeira com a segunda dose, imunizaram 5.378 ipojucanos contra a COVID-19. O município iniciou no domingo, a vacinação para a faixa etária dos 25 anos ou mais, além de começar a imunização de alguns grupos prioritários como pré-adolescentes e jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiências permanentes, além de gestantes e mulheres cujos filhos tenham até um ano de idade. A ação de imunização ocorreu em cinco polos de Ipojuca: Complexo de Saúde de Ipojuca, Policlínicas de Nossa Senhora do Ó e de Porto de Galinhas, USF de Serrambi e Quadra da Escola Jarbas Passarinho, em Camela.
Renata da Silva Lira, doméstica, de 32 anos, só pode tomar sua primeira dose da vacina contra o coronavírus neste domingo, mas já está atenta ao dia de tomar a segunda dose para completar a imunização. “Tenho uma filhinha e tomando a vacina sei que também estou protegendo ela”, comentou. Pessoas que tomaram a primeira dose de AstraZeneca nos meses de maio e junho também puderam se vacinar. O taxista Ipojucano, José Otomário da Rocha, foi até a USF de Serrambi completar a sua imunização. Durou um pouco menos de cinco minutos entre a chegada dele na unidade de saúde até sua saída com o cartão da vacinação nas mãos. De acordo com ele, tomar a vacina hoje é ter um pouco de tranquilidade no exercício do seu trabalho. “Os cuidados não vão mudar. No meu taxi, só entra quem usa máscara e eu ofereço logo álcool em gel. Todo mundo precisa fazer a sua parte para que a gente saia logo disso”, afirmou Rocha.
Também foi realizado neste domingo os testes de COVID-19 (RT-PCR) em dois pontos: Hospital de Campanha em Nossa Senhora do Ó e no Centro de Testagem em Ipojuca Centro. A indicação é que o exame seja feito em até 10 dias após o início dos sintomas, de preferência entre o 5º e o 7º dia. Os novos testes também estão buscando identificar a variante Delta. Nesta segunda-feira (23), os teste permanecem nos mesmos locais e podem ser feitos das 8h às 13h. Já a vacinação para 25 anos ou mais continua só que em dois polos apenas: Creche Professora Jusete Barbosa (Centro de Ipojuca) e na Escola Maria das Dores (Nossa Senhora do Ó), das 8h às 12h. Não é preciso agendar, apenas levar os documentos de identificação: RG, CPF e comprovante de residência.

COMENTÁRIOS