Isaltino rebate Oposição em relação a Blitz realizada no hospital Getúlio Vargas

Isaltino rebate Oposição em relação a Blitz realizada no hospital Getúlio Vargas

O líder do Governo na ALEPE, Isaltino Nascimento (PSB), enviou uma nota ao Blog Ponto de Vista rebatendo as acusações da Bancada de Oposição que realizou uma visita ao hospital Getúlio Vargas na manhã desta segunda-feira (18). Confira: “O modelo adotado pelo Governo de Pernambuco no setor de Saúde tem sido exemplo para os demais Estados da região. Isso a bancada de oposição não diz. Como não fala que somos líderes no ranking do Nordeste em investimentos próprios na área, e esconde que, em vez dos obrigatórios 12% de investimentos anuais da receita corrente líquida na área, Pernambuco vem destinando desde 2015 uma média de 15,8% dos recursos. Mesmo diante da grave crise que atingiu o país, situação que a oposição não deve desconhecer, e que tirou de mais de 200 mil pernambucanos as condições de bancar planos privados de saúde, o Estado manteve todas as unidades em funcionamento e ainda ampliou a assistência aos usuários do SUS em áreas estratégicas. Em 2015 a rede contava com 59 unidades. Hoje, são 62, sendo 36 hospitais, 15 UPAs e 11 UPAEs. O número de leitos de UTI foi dos 1.101 de 2015 para 1.265 em 2018, uma ampliação de 14%. Em relação especificamente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), objeto da suposta blitz dos oposicionistas, a Secretaria de Saúde reconhece a grande demanda na emergência, mas ainda assim vem garantindo o atendimento, priorizando casos mais graves. O HGV funciona em sua plena capacidade e não recusa atendimento a ninguém. Somente do sábado (16/02) até a manhã desta segunda-feira (18/02), cerca de 170 pacientes deram entrada na unidade e foram todos atendidos. Como bem reconheceram os próprios deputados da oposição, no final do ano passado foi inaugurada a primeira etapa das obras de readequação da emergência do HGV, que passou a contar com 72 leitos, uma ampliação de 44% em relação aos 50 leitos antes existentes. Com a segunda fase, já com obras previstas para serem concluídas no próximo mês, o espaço total da emergência será ampliado para 100 leitos. São mais de R$ 16 milhões investidos no serviço, que também está modernizando a estrutura do HGV. Sabemos da realidade da saúde não apenas em Pernambuco, mas no Brasil. Mas o é preciso reconhecer os esforços do governo Paulo Câmara para superar as dificuldades. Sabemos que o SUS vem sofrendo com a falta de recursos, mas a oposição não revela é que entre seus integrantes há aqueles que defenderam uma mudança de comando no país, que apoiaram um projeto conservador, voltado para os mais ricos, que ameaça o SUS com mais cortes de verbas. Esse pessoal sim, merece ser alvo de blitze e ser denunciado ao povo de Pernambuco e do Brasil.” Isaltino Nascimento - Líder do Governo na ALEPE

O líder do Governo na ALEPE, Isaltino Nascimento (PSB), enviou uma nota ao Blog Ponto de Vista rebatendo as acusações da Bancada de Oposição que realizou uma visita ao hospital Getúlio Vargas na manhã desta segunda-feira (18). Confira:

“O modelo adotado pelo Governo de Pernambuco no setor de Saúde tem sido exemplo para os demais Estados da região. Isso a bancada de oposição não diz. Como não fala que somos líderes no ranking do Nordeste em investimentos próprios na área, e esconde que, em vez dos obrigatórios 12% de investimentos anuais da receita corrente líquida na área, Pernambuco vem destinando desde 2015 uma média de 15,8% dos recursos.

Mesmo diante da grave crise que atingiu o país, situação que a oposição não deve desconhecer, e que tirou de mais de 200 mil pernambucanos as condições de bancar planos privados de saúde, o Estado manteve todas as unidades em funcionamento e ainda ampliou a assistência aos usuários do SUS em áreas estratégicas. Em 2015 a rede contava com 59 unidades. Hoje, são 62, sendo 36 hospitais, 15 UPAs e 11 UPAEs. O número de leitos de UTI foi dos 1.101 de 2015 para 1.265 em 2018, uma ampliação de 14%.

Em relação especificamente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), objeto da suposta blitz dos oposicionistas, a Secretaria de Saúde reconhece a grande demanda na emergência, mas ainda assim vem garantindo o atendimento, priorizando casos mais graves. O HGV funciona em sua plena capacidade e não recusa atendimento a ninguém. Somente do sábado (16/02) até a manhã desta segunda-feira (18/02), cerca de 170 pacientes deram entrada na unidade e foram todos atendidos.

Como bem reconheceram os próprios deputados da oposição, no final do ano passado foi inaugurada a primeira etapa das obras de readequação da emergência do HGV, que passou a contar com 72 leitos, uma ampliação de 44% em relação aos 50 leitos antes existentes. Com a segunda fase, já com obras previstas para serem concluídas no próximo mês, o espaço total da emergência será ampliado para 100 leitos. São mais de R$ 16 milhões investidos no serviço, que também está modernizando a estrutura do HGV.

Sabemos da realidade da saúde não apenas em Pernambuco, mas no Brasil. Mas o é preciso reconhecer os esforços do governo Paulo Câmara para superar as dificuldades. Sabemos que o SUS vem sofrendo com a falta de recursos, mas a oposição não revela é que entre seus integrantes há aqueles que defenderam uma mudança de comando no país, que apoiaram um projeto conservador, voltado para os mais ricos, que ameaça o SUS com mais cortes de verbas. Esse pessoal sim, merece ser alvo de blitze e ser denunciado ao povo de Pernambuco e do Brasil.”

Isaltino Nascimento – Líder do Governo na ALEPE

COMENTÁRIOS