Jaboatão comemora 430 anos com show, cortes de bolos, entrega de obras e serviços, a partir desta quinta

Saiba mais informações clicando no link

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Nesta quinta-feira (4), o município do Jaboatão dos Guararapes completa 430 anos e a Prefeitura preparou uma ampla programação para celebrar a data, com atividades que se estenderão até o próximo dia 10, em várias partes da cidade. Às 8h, o prefeito Mano Medeiros participa da abertura das comemorações, com o hasteamento da Bandeira, no Monte dos Guararapes, em solenidade conjunta com o Exército Brasileiro.

Na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, será realizado o mutirão Mais Jaboatão, das 8h às 12h, com a oferta de vários serviços gratuitos para a população, tendo as participações do Governo do Estado e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Nesse mesmo local, haverá o corte do bolo e será cantado o parabéns para Jaboatão. Outro corte de bolo acontecerá à noite, durante o evento cultural, também em Jaboatão Centro.

“Jaboatão está completando 430 anos, sendo o segundo maior município do Estado e um dos maiores do Brasil. Nada mais justo do que montar uma programação que possa contemplar todos os jaboatonenses. Teremos mutirões de serviços para a população e para pets, contemplaremos o setor cultural, entregaremos obras e ainda lançaremos o BatePapo Regional, um espaço de diálogo direto entre secretários e comunidades, para se discutir soluções e prioridades de cada local. Jaboatão vive um novo tempo, um tempo de escuta e de valorização desse povo guerreiro, que tem orgulho de sua cidade. Há muito a ser feito, mas também há avanços a comemorar”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.

 Como parte das homenagens, a criançada se divertirá nos brinquedos que serão montados em frente à Casa da Cultura, na Praça do Rosário, Jaboatão Centro, a partir das 14h, desta quinta-feira. Personagens infantis e recreadores também participarão desta ação. Outro presente de aniversário será a entrega da Praça Dantas Barreto, conhecida como Praça do Coreto, no totalmente reformada. A solenidade está marcada para as 17h.

 A partir das 19h, a praça do Rosário será palco de eventos culturais, com shows e entrega de certificados a 120 artistas jaboatonenses, em reconhecimento ao histórico e contribuição às tradições do município. No palco, subirão cantores locais, Eduarda Alves e Roginho, além de participação de artistas locais. Também serão abertas as discussões para elaboração do Plano Municipal de Cultura do Jaboatão, em frente à Casa da Cultura. Ainda às 19h, será celebrada missa de Ação de Graças, na Matriz de Santo Amaro.

SEXTA-FEIRA

A programação segue na sexta-feira (5), com a seletiva que reunirá times de futsal de escolas da rede municipal do Jaboatão, e o vencedor disputará os Jogos Estudantis Estaduais. As partidas serão na quadra da Escola Municipal José Rodovalho, em Candeias, a partir das 8h30. Em seguida, acontecerá a entrega do semáforo sonoro, na Avenida Barreto de Menezes, em Prazeres, que atenderá aos pedestres cegos. O prefeito Mano Medeiros também entregará ruas pavimentadas, como parte das comemorações.

SÁBADO

As comemorações dos 430 anos do Jaboatão, no sábado (6), serão marcadas com o lançamento do BatePapo Regional, às 8h, no Curado 4. O primeiro evento reunirá o prefeito Mano Medeiros e os secretários municipais, que apresentarão as ações realizadas pela gestão. Também será dada oportunidade aos moradores para falarem sobre seus pleitos. A Prefeitura realizará o BatePapo Regional ao longo do ano, em outras comunidades do Jaboatão. Também no Curado 4, acontecerá outro Mais Jaboatão, na Escola Aderbal Jurema. À noite, um culto religioso celebrará o aniversário do município.

DOMINGO

A programação do domingo (7) começa às 7h30, com o Passeio Ciclístico, no Parque da Cidade, em Prazeres, e o percurso segue até a nova orla de Piedade, nas proximidades do Sesc. O passeio terá participação de pessoas com deficiência, que terão à disposição bicicletas equipadas para esse público.

PETS

Os animais de estimação também receberão atenção especial, durante as comemorações dos 430 anos do Jaboatão. Estão programados três mutirões de atendimento e castração, de segunda (8) a quarta-feira (10), no horário das 9h às 16h. Os dois primeiros serão na UBS Pet de Massangana, e o último no Centro de Vigilância Animal (CVA), na Muribeca.

COMENTÁRIOS