Jaboatão faz parceria com Senac em curso de reaproveitamento de alimentos

Saiba mais informações clicando no link

Jaboatão faz parceria com Senac em curso de reaproveitamento de alimentos
Em mais uma ação voltada ao setor da agricultura familiar, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está organizando cursos que serão ministrados nos próprios engenhos localizados na Zona Rural do município. A primeira capacitação teve início no Engenho Salvador, com o Curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos para Agricultores, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizado Profissional (Senac).

O curso tem como objetivo ensinar técnicas de aproveitamento integral dos alimentos de acordo com as boas práticas para os serviços de alimentação e as técnicas gastronômicas aplicáveis. Aprendendo novas técnicas, os agricultores podem agregar valor a sua produção in natura com a fabricação e venda de produtos, contribuindo para o aumento de geração de renda.

Os temas abordados são: desperdício e perda: conceitos e importância; critérios para seleção de alimentos: aspectos sensoriais (textura, odor, cor e aparência); safras de frutas e hortaliças; características de alimentos orgânicos e convencionais; hábitos de higiene pessoal do manipulador; higienização de equipamentos, utensílios e do ambiente; procedimento de higienização de frutas e hortaliças; elaboração de receitas; e plantas alimentícias não convencionais (PANCs): conceitos e utilização em receitas.

Segundo a Organização não Governamental (ONG) Banco de Alimentos, só no Brasil 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. A maior perda (45%) é de frutas, verduras e legumes. A etapa de higienização dos alimentos de origem vegetal é uma das maiores geradoras de resíduos orgânicos, por esse motivo deve-se tentar aproveitar ao máximo os alimentos em relação às aparas e espessuras das cascas removidas.

OUTROS CURSOS

A programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab), envolverá outros cursos e oficinas de capacitação para os agricultores jaboatonenses, ao longo do próximo ano. Entre os quais estão: beneficiamento caseiro da macaxeira, associativismo e cooperativismo, design de pratos, produção de doces e salgados, gastronomia do côco, cardápio saudável, ecoturismo e educação ambiental. Também haverá consultorias sobre oportunidades na área rural, gestão do agronegócio, boas práticas agrícolas, certificação de produtos orgânicos e qualidade do leite.

Todo esse planejamento está sendo feito conforme o Censo Rural iniciado pela Prefeitura do Jaboatão, na Zona Rural do município. Essa ação tem o objetivo de identificar o número de agricultores familiares, produção e as necessidades para desenvolver o setor e melhorar a qualidade dos produtos.

COMENTÁRIOS