Jaboatão garante R$ 140 milhões via BNDES para implantar LED em 100% da iluminação pública do município

Saiba mais informações clicando no link


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para investir mais de R$ 140 milhões na ampliação de  iluminação de LED no município. Até o final de 2022, todos os pontos da rede pública terão novas instalações, através de Parceria Público Privada (PPP). Esse é o maior programa de modernização e ampliação do parque de iluminação da cidade, que fará do Jaboatão o primeiro município do estado a ter 100% da rede pública com LED. O sistema garante maior sensação de segurança às pessoas, uma vez que as ruas ficam mais claras, e gera economia, visto que o consumo é muito menor em relação às lâmpadas incandescentes.

“A implantação de LED na iluminação pública vem sendo uma das prioridades da nossa gestão. Vínhamos realizando investimentos com recursos próprios e agora firmamos esse convênio com o BNDES para que todas as ruas, avenidas e praças do Jaboatão sejam beneficiadas em apenas dois anos. É um sistema moderno, que oferece mais bem-estar à população”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Jaboatão tem, atualmente, 44 mil pontos de iluminação. Destes, mais de nove mil são de LED. Até o primeiro semestre de 2021, serão mais de 15 mil, o que corresponde a 35% da rede. Só nessa etapa, mais de 250 mil jaboatonenses serão beneficiados em todas as regiões do município. O serviço é realizado pela Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume).

Além das questões da segurança e redução do consumo de energia, a iluminação de LED oferece baixo custo de manutenção – a durabilidade equivale a 100 mil horas de uso -, diminui a poluição visual e preserva o meio ambiente, por não emitir radiação ultravioleta e não conter mercúrio.

COMENTÁRIOS