Jaboatão leva três prêmios ABEP

Jaboatão leva 1º e 2º lugares no Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital 2022

Jaboatão leva 1º e 2º lugares  no Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital 2022

Com as plataformas digitais Sistema de Governança Institucional – SGI e Saúde Vigilante, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes se destaca, mais uma vez, no cenário nacional. A SGI obteve o 1º lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo e ainda ganhou o Prêmio Especial na categoria Valor Sustentabilidade e ODS, na 20ª Edição do Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital – 2022. O App Saúde Vigilante ficou com o segundo lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19. O resultado geral foi anunciado hoje, durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública – Secop 2022, em Curitiba.

“Temos buscado soluções inovadoras permanentemente, para dar mais celeridade à gestão e ao atendimento prestado à população. E esse tipo de reconhecimento é um estímulo para seguirmos por esse caminho”, comemora o prefeito Mano Medeiros. Quem representou a prefeitura na premiação pelo SGI foi o superintendente Especial de Modernização e Desenvolvimento Institucional, Rafael Soares. Já o Saúde Vigilante teve como representantes a superintendente de vigilância em saúde,  Vânia Cristina de Lima Freitas, e o chefe de Núcleo de Regulação, Filipe dos Santos Santiago.

O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP e pelo Ministério da Economia. E foi organizado em seis categorias, sendo classificados os três melhores projetos de cada uma delas. Nesta edição, Jaboatão dos Guararapes participou em quatro categorias com sete iniciativas.

Por meio do SGI, todos os processos de contratação, que eram em papel, passaram a ser 100% digitais. Com isso, houve redução de até 67% no tempo de conclusão de cada processo. Ele foi o grande vencedor do Prêmio Usina de Inovação 2022, maior premiação em inovação de Pernambuco no setor público.

Já o Saúde Vigilante é um aplicativo por meio do qual o cidadão entra em contato direto com a Vigilância Sanitária do município, para realizar denúncias que ponham a saúde em risco. Durante a pandemia da Covid-19, foi adaptado como uma solução tecnológica para notificação de casos suspeitos e, posteriormente para agendamento de testagem no município.

COMMENTS