conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Recife

João Campos lança 1ª edição da Corrida dos Morros que será realizada na Zona Norte

Saiba mais informações clicando no link

João Campos Prefeitura do RecifeEm parceria com a CUFA, produção da Agência Prensa e com transmissão da Rede Globo Nordeste, o evento promete revolucionar a forma como vemos e vivenciamos os emblemáticos morros recifenses.

Em um movimento ambicioso de promover mais do que apenas esporte, Recife se prepara para uma corrida de rua que se propõe a ser um marco de integração e valorização cultural. Agendada para 25 de novembro, a 1ª Corrida dos Morros do Recife visa conectar morros e outras regiões da cidade, celebrando a cultura local, impulsionando a economia e, sobretudo, combatendo desigualdades. Realizada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes (SESP), em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e produção da Agência Prensa, o evento contará com transmissão ao vivo pela Rede Globo Nordeste. O lançamento aconteceu na tarde desta terça-feira (03) na sede da emissora.

O prefeito João Campos enfatizou a importância do projeto: “70% do território da cidade é composto por áreas de morro, e 500 mil habitantes de nossa cidade vivem nesses locais. Quantos eventos esportivos oficiais vocês viram ocorrer nessas áreas de morro? Precisamos garantir o acesso ao esporte e lutar pela equidade. Queremos que mais recifenses reconheçam e valorizem os morros. E, sem dúvidas, o esporte é uma ferramenta poderosa para essa integração”.

É extremamente importante ressaltar que, embora Recife esteja no calendário de diversas corridas e maratonas, esta edição é realmente especial. Estamos falando da “Corrida dos Morros”. É um evento valioso não apenas pela experiência única, mas também por fomentar e movimentar a economia dos bairros que se localizam nos morros incluídos no percurso da corrida”, disse o secretário de Esporte do Recife, Rodrigo Coutinho.

O percurso desafiador terá início e término no Morro da Conceição, passando pelo Alto da Foice, Alto José Bonifácio, Córrego do Ouro e Córrego do Euclides. Mesmo com distâncias de 2km e 5km, os corredores enfrentarão subidas e descidas intensas, adicionando complexidade à competição. Espera-se a adesão de 1000 corredores. Em um aceno inclusivo, haverá largada exclusiva para PCD e portadores de TEA, com benefício de inscrição, organizadas pelo Instituto do Autismo.

A corrida, no entanto, não será o único destaque. Atrações culturais locais marcarão presença, com a CUFA de Pernambuco coordenando apresentações de associações e comunidades, fortalecendo diálogos e fomentando oportunidades. Além do caráter esportivo e cultural, o evento tem uma pegada social marcante. Diretrizes do projeto incluem a contratação de profissionais das comunidades envolvidas, doação de tênis e alimentos na retirada dos kits e oferta de 45 cortesias para membros das comunidades. Todas essas ações serão supervisionadas pela CUFA, organização responsável pelo viés social da iniciativa.

Os morros da cidade passarão a ser vistos como pontos turísticos. Ao aliar a corrida e o esporte com essa bela paisagem natural, estaremos impulsionando a economia local. Além disso, haverá a distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e doação de tênis para aqueles que desejam ingressar na prática esportiva. E ainda, aqueles que já praticam corrida terão a chance de conquistar bolsas e participar da ‘Corrida dos Morros”, pontuou a presidente da CUFA de Pernambuco, Altamiza Melo.

João Paulo Gomes, coordenador do projeto, destacou a novidade da transmissão: “Estamos acostumados com a São Silvestre e a Volta da Pampulha, mas agora o Recife terá seu momento ao vivo na TV, mostrando histórias inspiradoras e a cultura vibrante da região. Além disso, nossa música terá espaço, e o programa de uma hora será integralmente dedicado ao evento”, finalizou.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.