João Campos: “Queremos que a população participe das tomadas de decisões da nossa cidade”

Prefeitura do Recife lança a plataforma Todos Pelo Recife, que tem o objetivo de para aumentar o engajamento e a participação social na promoção de mudanças estruturadoras na capital pernambucana

Prefeitura do Recife lança a plataforma Todos Pelo Recife, que tem o objetivo de para aumentar o engajamento e a participação social na promoção de mudanças estruturadoras na capital pernambucana

Promover uma cidadania ativa, realizar uma gestão pública eficiente e eficaz, oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um Recife ainda mais sustentável e centralizar suas atenções na melhoria de vida das pessoas. Essas são as premissas que norteiam o compromisso da atual gestão da Prefeitura do Recife. E embasado nesses princípios, o prefeito João Campos lançou nesta sexta-feira (28) o novo Programa de Participação Social: o Todos Pelo Recife, que estará disponível a partir das 20h. O objetivo é motivar e engajar o cidadão na construção, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cidade, por meio da participação ativa das pessoas, destacando as demandas sociais específicas que dificilmente são identificadas apenas pelo viés técnico.

“Através desta plataforma, nós queremos convidar você a participar do processo de tomadas de decisões na nossa cidade, para você dar a sua contribuição, entendendo o que é prioritário para a nossa cidade. Para um gestor poder governar, é preciso saber ouvir, entender as prioridades para poder construir o planejamento para os próximos anos. Quando a gente junta os nossos desejos e esforços, é muito mais fácil acertar”, reforçou o prefeito João Campos. O primeiro passo na construção dessa importante ponte de ligação entre poder público e a sociedade, será a construção do Plano Plurianual (PPA 2022/2025), que pela primeira vez na história do Recife será realizado de forma colaborativa. O Todos Pelo Recife envolverá toda a esfera do Executivo Municipal, sendo  a coordenação geral assumida pela Secretaria de Governo e Participação Social e pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), a qual cabe também a consolidação do PPA.

“Nós vamos ter também pessoas espalhadas pela cidade para fazer as coletas das prioridades nos locais de circulação de pessoas, como mercados, na periferia, e todos os cantos da cidade. Esses agentes também levarão orientações para que a população siga as recomendações de distanciamento social e todos os cuidados necessários para a gente superar a pandemia do novo coronavírus”, acrescentou João. O novo Programa surge com o objetivo de estruturar ambientes democráticos para o fomento de diálogos permanentes entre a Prefeitura do Recife e a população da cidade. Assim, o primeiro passo rumo a essa construção coletiva será o levantamento das principais diretrizes que nortearão o Planejamento do Município para os próximos quatro anos, o PPA.

As indicações das prioridades, que visam obter uma leitura diferenciada sobre a cidade, seus desafios e suas potencialidades, poderão ser apontadas no site do Todos Pelo Recife, dentro da plataforma Conecta Recife, até o dia 07 de junho. As contribuições passarão por um processo de tratamento de dados para que sejam incorporadas ao documento, que será remetido à Câmara Municipal no final do mês de setembro. No site, o cidadão encontrará os eixos estratégicos que nortearão a elaboração do PPA devendo os apontamentos para contribuição considerar melhorias ou o fortalecimento de políticas públicas nas seguintes áreas: Assistência Social e Garantia de Direitos; Economia, Trabalho e Empreendedorismo; Educação; Gestão Urbana e Espaços Públicos; Gestão, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Saúde; Segurança Cidadã; Turismo, Esportes e Lazer e Cultura.

Além do espaço virtual, adotado como medida de segurança em função da covid-19, a Prefeitura do Recife contará com os articuladores comunitários distribuídos em todas as regiões da cidade realizando a busca ativa e estimulando as pessoas a participarem desse trabalho coletivo de grande importância para o sentido e exercício de cidadania. Dentro desse escopo inicial de participação está a primeira reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife). O colegiado, instituído pelo prefeito João Campos ainda em março deste ano, assume fundamental importância no processo de escuta e de troca de ideias para formulação de políticas públicas que venham a promover o desenvolvimento econômico, a garantia da proteção social e o combate às desigualdades.

A segunda fase do Todos Pelo Recife está programada para ser realizada no segundo semestre deste ano com o lançamento da Central de Atendimento, que unificará o atendimento ao público de todas as frentes de trabalho relacionadas à zeladoria da cidade. E, na programação do próximo ano, está a realização dos Seminários Todos Pelo Recife para a formulação do Orçamento Cidadão. Também para o ano de 2022 está programado o lançamento do Observatório do Recife.

COMENTÁRIOS