João Campos: “Queremos que a população participe das tomadas de decisões da nossa cidade”

Prefeitura do Recife lança a plataforma Todos Pelo Recife, que tem o objetivo de para aumentar o engajamento e a participação social na promoção de mudanças estruturadoras na capital pernambucana

Marília Dantas comandará pasta de Infraestrutura na gestão de João Campos
João Campos visita Zona Norte em último dia de campanha
João Campos: “Fazer o certo é inegociável”

Prefeitura do Recife lança a plataforma Todos Pelo Recife, que tem o objetivo de para aumentar o engajamento e a participação social na promoção de mudanças estruturadoras na capital pernambucana

Promover uma cidadania ativa, realizar uma gestão pública eficiente e eficaz, oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um Recife ainda mais sustentável e centralizar suas atenções na melhoria de vida das pessoas. Essas são as premissas que norteiam o compromisso da atual gestão da Prefeitura do Recife. E embasado nesses princípios, o prefeito João Campos lançou nesta sexta-feira (28) o novo Programa de Participação Social: o Todos Pelo Recife, que estará disponível a partir das 20h. O objetivo é motivar e engajar o cidadão na construção, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cidade, por meio da participação ativa das pessoas, destacando as demandas sociais específicas que dificilmente são identificadas apenas pelo viés técnico.

“Através desta plataforma, nós queremos convidar você a participar do processo de tomadas de decisões na nossa cidade, para você dar a sua contribuição, entendendo o que é prioritário para a nossa cidade. Para um gestor poder governar, é preciso saber ouvir, entender as prioridades para poder construir o planejamento para os próximos anos. Quando a gente junta os nossos desejos e esforços, é muito mais fácil acertar”, reforçou o prefeito João Campos. O primeiro passo na construção dessa importante ponte de ligação entre poder público e a sociedade, será a construção do Plano Plurianual (PPA 2022/2025), que pela primeira vez na história do Recife será realizado de forma colaborativa. O Todos Pelo Recife envolverá toda a esfera do Executivo Municipal, sendo  a coordenação geral assumida pela Secretaria de Governo e Participação Social e pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), a qual cabe também a consolidação do PPA.

“Nós vamos ter também pessoas espalhadas pela cidade para fazer as coletas das prioridades nos locais de circulação de pessoas, como mercados, na periferia, e todos os cantos da cidade. Esses agentes também levarão orientações para que a população siga as recomendações de distanciamento social e todos os cuidados necessários para a gente superar a pandemia do novo coronavírus”, acrescentou João. O novo Programa surge com o objetivo de estruturar ambientes democráticos para o fomento de diálogos permanentes entre a Prefeitura do Recife e a população da cidade. Assim, o primeiro passo rumo a essa construção coletiva será o levantamento das principais diretrizes que nortearão o Planejamento do Município para os próximos quatro anos, o PPA.

As indicações das prioridades, que visam obter uma leitura diferenciada sobre a cidade, seus desafios e suas potencialidades, poderão ser apontadas no site do Todos Pelo Recife, dentro da plataforma Conecta Recife, até o dia 07 de junho. As contribuições passarão por um processo de tratamento de dados para que sejam incorporadas ao documento, que será remetido à Câmara Municipal no final do mês de setembro. No site, o cidadão encontrará os eixos estratégicos que nortearão a elaboração do PPA devendo os apontamentos para contribuição considerar melhorias ou o fortalecimento de políticas públicas nas seguintes áreas: Assistência Social e Garantia de Direitos; Economia, Trabalho e Empreendedorismo; Educação; Gestão Urbana e Espaços Públicos; Gestão, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Saúde; Segurança Cidadã; Turismo, Esportes e Lazer e Cultura.

Além do espaço virtual, adotado como medida de segurança em função da covid-19, a Prefeitura do Recife contará com os articuladores comunitários distribuídos em todas as regiões da cidade realizando a busca ativa e estimulando as pessoas a participarem desse trabalho coletivo de grande importância para o sentido e exercício de cidadania. Dentro desse escopo inicial de participação está a primeira reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife). O colegiado, instituído pelo prefeito João Campos ainda em março deste ano, assume fundamental importância no processo de escuta e de troca de ideias para formulação de políticas públicas que venham a promover o desenvolvimento econômico, a garantia da proteção social e o combate às desigualdades.

A segunda fase do Todos Pelo Recife está programada para ser realizada no segundo semestre deste ano com o lançamento da Central de Atendimento, que unificará o atendimento ao público de todas as frentes de trabalho relacionadas à zeladoria da cidade. E, na programação do próximo ano, está a realização dos Seminários Todos Pelo Recife para a formulação do Orçamento Cidadão. Também para o ano de 2022 está programado o lançamento do Observatório do Recife.

COMMENTS