João da Costa convoca audiência para discutir urbanização em Caranguejo Tabaiares

João da Costa convoca audiência para discutir urbanização em Caranguejo Tabaiares

Com o objetivo de discutir a urbanização da comunidade de Caranguejo Tabaiares, localizado na Ilha do Recife, o vereador João da Costa (PT) convoca uma audiência pública no Plenarinho da Câmara do Recife no próximo dia 22, a partir das 9h. Para o encontro, o petista convidará representantes da Prefeitura do Recife (PCR), da Caixa Econômica Federal, os moradores e movimentos sociais. A reunião, segundo o vereador, servirá para discutir soluções para construção de um conjunto habitacional na comunidade e a manutenção de Caranguejo como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), na revisão do Plano Diretor do Recife. O vereador João da Costa destaca que existe um projeto em execução pela PCR de urbanizar o Canal do Prado, que corta a comunidade. A proposta visa revitalizar as margens do canal e pavimentar as vias que passam por dentro da localidade. Com isso, cerca de 150 famílias, algumas delas residentes há mais de 30 anos no local, precisarão ser removidas para um conjunto habitacional localizado no Barbalho, distante sete quilômetros do local. João da Costa lembra que durante sua gestão à frente da Prefeitura decretou de utilidade pública um terreno situado dentro de Caranguejo Tabaiares, conhecido por Fermentaço, com a finalidade para construção de moradia popular. O vereador ressalta que a gestão do prefeito Geraldo Julio, recentemente, anexou a esse espaço outro terreno, cedido pelo Patrimônio da União, para que fosse edificado o conjunto habitacional. O petista sublinha que a PCR licitou as obras do canal, mas o habitacional não estaria nos planos iniciais. "Isso tem gerado apreensão na comunidade, já que parte da população a ser removida está se deslocando para o Barbalho sem saber como será seu futuro. A gente sabe que as populações de ZEIS ao longo de 20 anos, 30 anos desenvolvem relações econômicas, sociais e culturais e de afeto nas comunidades", afirma João da Costa. "Por isso, vamos realizar uma audiência para debater com a Prefeitura as soluções que garantam o início da obra do conjunto habitacional e a anexação do terreno desapropriado à área da ZEIS Caranguejo Tabaiares", explica o vereador.

Com o objetivo de discutir a urbanização da comunidade de Caranguejo Tabaiares, localizado na Ilha do Recife, o vereador João da Costa (PT) convoca uma audiência pública no Plenarinho da Câmara do Recife no próximo dia 22, a partir das 9h. Para o encontro, o petista convidará representantes da Prefeitura do Recife (PCR), da Caixa Econômica Federal, os moradores e movimentos sociais. A reunião, segundo o vereador, servirá para discutir soluções para construção de um conjunto habitacional na comunidade e a manutenção de Caranguejo como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), na revisão do Plano Diretor do Recife.
O vereador João da Costa destaca que existe um projeto em execução pela PCR de urbanizar o Canal do Prado, que corta a comunidade. A proposta visa revitalizar as margens do canal e pavimentar as vias que passam por dentro da localidade. Com isso, cerca de 150 famílias, algumas delas residentes há mais de 30 anos no local, precisarão ser removidas para um conjunto habitacional localizado no Barbalho, distante sete quilômetros do local.
João da Costa lembra que durante sua gestão à frente da Prefeitura decretou de utilidade pública um terreno situado dentro de Caranguejo Tabaiares, conhecido por Fermentaço, com a finalidade para construção de moradia popular. O vereador ressalta que a gestão do prefeito Geraldo Julio, recentemente, anexou a esse espaço outro terreno, cedido pelo Patrimônio da União, para que fosse edificado o conjunto habitacional. O petista sublinha que a PCR licitou as obras do canal, mas o habitacional não estaria nos planos iniciais.
“Isso tem gerado apreensão na comunidade, já que parte da população a ser removida está se deslocando para o Barbalho sem saber como será seu futuro. A gente sabe que as populações de ZEIS ao longo de 20 anos, 30 anos desenvolvem relações econômicas, sociais e culturais e de afeto nas comunidades”, afirma João da Costa. “Por isso, vamos realizar uma audiência para debater com a Prefeitura as soluções que garantam o início da obra do conjunto habitacional e a anexação do terreno desapropriado à área da ZEIS Caranguejo Tabaiares”, explica o vereador.

COMENTÁRIOS