Joel da Harpa questiona aumento de 100% na mensalidade dos planos de saúde

Saiba mais informações clicando no link

Hospitais públicos com uma demanda cada vez maior e a possibilidade de aumento nas mensalidades nos planos de saúde de até 100%. Qual o futuro da saúde dos brasileiros, especificamente dos pernambucanos? Muitos policiais e bombeiros militares também recorrem ao sistema privado diante da precariedade dos serviços do Hospital da PM. Para o Deputado Joel da Harpa é um verdadeiro absurdo em plena crise de Covid, um aumento desses.

Segundo o parlamentar, além do reajuste anual, que acontece regularmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a correção de 2020 entre os meses de setembro e dezembro por causa da pandemia da Covid-19, e o valor deverá ser pago retroativamente. Outro fator que também impacta na alta da mensalidade é o reajuste por faixa etária.

Este último, que normalmente é o maior, junto com os outros dois, pode fazer com que o valor do plano dobre e que a cobrança seja muito maior do que o esperado. “Se já está difícil pagar um plano de saúde, não haverá condições de manter. Ao abandonarem os planos as pessoas vão correr para o serviço público, o que ocasionará no caos do sistema de saúde que já está em colapso”, conclui Joel.

COMENTÁRIOS