José Queiroz lamenta demora na vacinação contra Covid-19

“Abril ainda não terminou e já é o mês mais letal desde o início da pandemia.” destacou parlamentar

MORTES – “Abril ainda não terminou e já é o mês mais letal desde o início da pandemia.” Foto: Roberta Guimarães

O deputado José Queiroz (PDT) lamentou a possibilidade de que a vacinação dos grupos prioritários só seja completada em setembro. Em discurso na Reunião Plenária desta quinta (22), ele repercutiu o anúncio feito pelo Ministério da Saúde nessa quarta (21). Inicialmente, o Plano Nacional de Imunização (PNI) previa que essas 77 milhões de pessoas fossem vacinadas até maio.

“Abril ainda não terminou e já é o mês mais letal desde o início da pandemia. Estamos nos encaminhando velozmente à marca dos 400 mil mortos. E a imunização está ficando mais lenta, em vez de acelerar”, frisou o pedetista. Na avaliação de Queiroz, o quadro do Brasil é “dramático”.

“Vimos  especialistas falando que poderíamos chegar a 600 mil mortos no País até o fim desta crise sanitária. Eles podem ter razão”, observou. O parlamentar defendeu um lockdownmais rígido, como o que foi feito pelo município de Araraquara (SP). “Lá, conseguiu-se diminuir o número de mortes. A cidade agora recebe pacientes de outras localidades em seus hospitais”, relatou.

Outro tema abordado foi a participação do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima. “Ele, que era afinado com os ataques ao meio ambiente do ex-presidente Donald Trump, agora faz discurso pela preservação, que não tem nada a ver com o Bolsonaro que conhecemos”, prosseguiu Queiroz. “Ainda bem que a luta pela preservação da Amazônia fez o Governo brasileiro recuar em algumas posturas.”

COMENTÁRIOS