Josué Mendes apresenta balanço de primeiros cem dias de governo a frente da prefeitura de Agrestina

Saiba mais informações clicando no link

A Prefeitura de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, realizou a apresentação referente aos primeiros cem dias de governo da atual gestão. O prefeito do município, Josué Mendes, iniciou uma série de entrevistas concedidas a rádios da região para falar sobre as ações que foram desenvolvidas neste período a fim de atender as demandas da administração pública e da população.

Durante as entrevistas, alertou para o aumento de casos de Covid-19 no município, pedindo a colaboração da população com o trabalho da Secretaria de Saúde, e destacou a dificuldade do momento. “Durante esses cem dias de governo todos os esforços, tudo que fizemos, foi com recurso próprio”, esclareceu. E explicou que o maior desafio tem sido a escassez de recursos para tocar o andamento de obras de grande porte. “O momento não é fácil, mas eu vou lutar para concluir”, afirmou.

Além de falar sobre o desafio que está sendo para os gestores públicos neste momento, apresentou um balanço positivo para a cidade em relação aos últimos meses. Na Administração Pública o município articulou mudanças estruturais de prédios, a exemplo do Centro Administrativo, sede da Guarda Civil e Base do Samu, que foram realocados para locais cedidos à prefeitura, gerando melhores condições de trabalho e uma economia mensal de R$7.300,00 para os cofres públicos. A situação orçamentária e de planejamento para o desenvolvimento do município também se encontra em equilíbrio, com pagamentos de servidores municipais em dia e realização de treinamentos e capacitação dos profissionais.

O trabalho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, essencial à vida dos produtores rurais, têm atuado no desenvolvimento dessa área, com o serviço de conservação das estradas, limpeza de barreiros, distribuição de água potável, aração de terras e limpeza de bueiras. A Secretaria de Políticas para as Mulheres também têm prestado um papel fundamental, com sua importância redobrada em tempos de pandemia. Orientação jurídica, atendimento em saúde da mulher e palestras, têm sido alguns dos serviços oferecidos pela pasta para manutenção da vida e dos direitos das mulheres da comunidade.

A Secretaria de Saúde, além do funcionamento de toda a rede de assistência, tem voltado esforços para o combate à pandemia, com barreiras sanitárias educativas na feira e no comércio, distribuição de máscaras e desinfecção de ruas e avenidas. O município já recebeu 5.307 doses de vacina contra à covid-19 e conta com 2.770 pessoas vacinadas, distribuídas conforme os grupos prioritários. A novidade é que agora a cidade conta com o recém criado Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-10, um ambiente amplo e coberto que permite maior segurança e comodidade às pessoas que estão sendo vacinadas. Além disso, foram implantados os programas Municipal de Imunização, e de Combate à Leishmaniose canina.

A manutenção e defesa da vida também tem sido desenvolvida através dos programas Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cras e Creas, Bolsa Família, distribuição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, Auxílio Funeral, capacitações, palestras e visitas técnicas, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude. A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem realizado uma verdadeira força-tarefa para deixar a cidade limpa e segura, com constantes mutirões de limpeza e desobstrução de vias públicas, serviços de reparos e desobstrução de esgotos, e as operações Tapa Buraco e Troca Lâmpadas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente tem realizado a manutenção dos espaços públicos, como praças e parques, distribuição de mudas de árvores para contribuir com o processo de arborização da cidade, além do início das obras da Empresa Zenith Solar, uma empresa de fabricação de painéis solares instalada no município com terreno cedido pela prefeitura.

Na Secretaria de Educação e Esportes o cenário é de pioneirismo e inovação. Nos últimos meses foram realizadas formações com educadores de todas as modalidades, implantação do Projeto Poesia Virtual, implantação de Formação Continuada, Criação do Núcleo de apoio à Educação Inclusiva, implantação de sistema informatizado com plataforma digital para toda rede de educação e comunidade escolar e outros projetos importantes.

O prefeito do município avalia o balanço como positivo. “Nós vamos superar os problemas de Agrestina com muito trabalho. Buscando sempre o engrandecimento da cidade”, disse Josué Mendes.

COMENTÁRIOS