Jovens egressos do Sistema Socioeducativo recebem certificação do Cesar School

Jovens egressos do Sistema Socioeducativo recebem certificação do Cesar School

Participantes do projeto Novas Oportunidades, 13 adolescentes, que também são oriundos de medida em meio aberto, concluíram o curso de Culturas e Mundos Digitais na escola de inovação


Treze jovens do projeto estadual Novas Oportunidades receberam os certificados de conclusão do curso “Culturas e Mundos Digitais”, promovido em parceria com o CESAR School. Durante quatro semanas, os jovens, que são egressos do Sistema Socioeducativo ou estão em cumprimento de medida em meio aberto, se aprofundaram nas características e culturas presentes no mundo digital e no desenvolvimento de conteúdo e produções audiovisuais.

Everton Gomes, 21 anos, fez parte da turma e conta que o conhecimento adquirido durante as aulas fez com que ele ampliasse o olhar para as possibilidades de crescimento profissional no universo digital. “Não fazia ideia de como as mídias digitais podem ser ferramentas importantes e estou empolgado para me aprofundar e fazer outros cursos na área”, disse. “Esse aprendizado foi muito bom para mim e ter feito no CESAR foi muito legal. A escola é acolhedora e nos colocou em um ambiente fora do normal. É um espaço diferente que não tínhamos acesso”, pontuou.

Antes da entrega dos certificados, os alunos apresentaram os projetos digitais que desenvolveram durante o curso. Junto a outra aluna da turma, Everton criou um perfil numa rede social para motivar e incentivar as pessoas publicando mensagens positivas e dando dicas de serviços gratuitos de psicologia. “A página vai ajudar pessoas que estão com a saúde mental abalada e estimular a população a ter empatia com quem sofre com depressão e outras doenças para que a situação não seja diminuída”, explicou.

A Chief Financial Officer (CFO) do CESAR, Karla Godoy, pontuou que o centro de estudos tem por objetivo a transformação social e que por isso a abertura de novas turmas fazem parte do propósito da instituição. Para ela, o curso conseguiu desenvolver o senso crítico dos alunos e estimular a turma a refletir assuntos atuais relacionando-os ao ambiente digital. “Os projetos tocaram em pontos muitos importantes da sociedade e geraram reflexões nada superficiais. Tivemos projetos que falaram do feminicídio, lixo e reciclagem e saúde mental, por exemplo. Esperamos que eles continuem se aprofundando e propagando as mídias que criaram”, destacou.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, tanto a prevenção da criminalidade como a ressocialização de jovens que cumprem medidas socioeducativas devem acontecer com a efetivação de políticas sociais básicas e ações que permitam que os jovens se redescubram. “A oportunidade de crescimento pessoal, através de cursos de qualificação, e profissional, por meio da inserção no mercado de trabalho, são alternativas que aumentam não só as potencialidades desses meninos e meninas, mas também permite a autoconfiança e a compreensão de suas capacidades de maneira que os permitam construir um novo caminho”, pontuou.

Novas Oportunidades – Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o Projeto Novas Oportunidades articula e oferece um conjunto de ações e serviços voltados aos adolescentes e jovens egressos do Sistema Socioeducativo ou em cumprimento de medida em meio aberto, a fim de aprimorar a reinserção social, familiar e comunitária. Tem como público-alvo adolescentes e jovens de 12 a 22 anos, que são acompanhados por um ano a partir do seu engajamento no projeto, podendo ser estendido o prazo de acordo com avaliação técnica da equipe. Durante este período, recebem atendimento psicossocial para identificar as demandas de ordem pessoal e são inseridos em atividades profissionalizantes ou de aprendizagem junto os parceiros privados e governamentais para promover o  engajamento socioprodutivo.

COMENTÁRIOS