JUNTAS denunciam à ministra do STF Rosa Weber os danos socioambientais implicados na eventual construção de Usinas em Itacuruba (PE)

Saiba mais informações clicando no link


As Juntas Codeputadas (PSOL/PE) participaram ontem (15) de uma reunião virtual com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, tendo como pauta a tentativa de construção de seis reatores nucleares em Itacuruba. O encontro foi articulado pelo senador Humberto Costa, a partir da preocupação com a chegada ao Senado da Medida Provisória (MP) 1.049/2021, que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). A MP tem validade até o dia 26 setembro e abre caminhos para que o Governo Federal tenha autonomia (via ANSN) de autorizar a construção de seis reatores nucleares em Itacuruba, no interior do Pernambuco, conforme previsão do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050.

A codeputada Joelma Carla representou a mandata das Juntas na reunião e levou ao conhecimento da ministra os graves danos socioambientais implicados na construção das usinas, com sérios prejuízos aos povos tradicionais da região. Essa energia é considerada suja e a que mais danifica o meio ambiente e o entorno, gerando perdas sociais, culturais e materiais que são irreparáveis. As Juntas estão acompanhando o tema e têm lutado contra a construção dos reatores e tentando barrar as tentativas de impor a obra que chegam à Assembleia Legislativa de Pernambuco, como a PEC nº 09/2019, que modifica a Constituição pernambucana para permitir a instalação de usinas nucleares.

Participaram da reunião também outras lideranças políticas e religiosas de Pernambuco como o senador Humberto Costa, a deputada Teresa Leitão, o deputado Isaltino Nascimento, o procurador-geral da Alepe, Hélio Lúcio Dantas, o presidente da Comissão Regional Pastoral da CNBB, Dom Limacêdo Antônio da Silva e o Diácono Jaime Bomfim da Silva.

COMENTÁRIOS