Mais uma marquise desaba no Recife

Vereador Luiz Eustáquio convoca Audiência Pública para debater problema

Há menos de um mês, uma mulher morreu depois que um pedaço de marquise caiu na cabeça dela. O acidente aconteceu no dia 8 de fevereiro na calçada do Edifício São Cristóvão, na Rua da Aurora, no Centro do Recife. Na hora do acidente passava pela calçada a cuidadora Célia Cesário de Barros de 61 anos. A vítima morreu no local com o impacto da estrutura que se soltou da marquise. E hoje, vinte e dois dias depois outro acidente com marquise na capital pernambucana. Dessa vez o equipamento desabou de uma só vez e poderia ter causado um estrago ainda maior. A marquise de uma loja na Rua Arabaiana, no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, caiu por volta do meio dia. No momento do acidente, mesmo com a loja aberta não havia ninguém por baixo da estrutura.

Uma câmera de uma loja vizinha gravou o momento da queda da estrutura. Uma mulher que caminhava e já se aproximava para passar pela calçada foi surpreendida com a queda da marquise e teve ferimentos na perna.

A Defesa Civil foi ao local e constatou que por cima da marquise havia um jardim e havia indicativos de acesso ao local, o que não é recomendado. Além disso, a marquise não passava por uma manutenção e o prédio da loja é antigo.

AUDIÊNCIA

O vereador Luiz Eustáquio(PSB), que passou minutos depois no local do acidente na Rua da Aurora, no último dia 8 de fevereiro, decidiu convocar uma audiência pública virtual para ouvir os órgãos responsáveis e também entidades que atuam na engenharia e urbanismo da cidade, entre eles o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), além da Defesa Civil e da Secretaria Executiva de Controle Urbano. “É um tema muito importante para ser discutido na cidade, porque precisamos pedir alguma providência. Não podemos andar na rua com medo de uma marquise desabar na cabeça da gente. Alguma coisa precisa ser feita”, alertou o vereador.

COMENTÁRIOS