Mais Vida nos Morros chega ao Alto José Bonifácio

Mais Vida nos Morros chega ao Alto José Bonifácio

O bairro foi a 12ª localidade a receber o programa de cidadania e desenvolvimento sustentável, por meio do engajamento do cidadão na transformação da sua comunidade

Na tarde desta quinta-feira (1°), mais uma localidade do Recife se encheu de cor, transformação e alegria. O prefeito Geraldo Julio visitou o Alto José Bonifácio, local que recebeu mais um capítulo do programa Mais Vida nos Morros, que promove o protagonismo do cidadão para encontrar soluções para os desafios urbanos e ambientais das comunidades. A localidade, que foi a 12° do Recife a receber o projeto, foi contemplada com a pintura de casas, 230 metros de pista de cooper, cinco jardins e outras intervenções.

“Agora são 12 comunidades com o Mais Vida funcionando, e o que mais chama atenção em todas elas é o engajamento da população. Todo mundo se junta e transforma o bairro. Aquelas áreas que eram pontos críticos de lixo são transformadas em áreas de lazer, de contemplação. Hoje estamos com uma pista de caminhada que atende também a população mais idosa, que precisa fazer sua ginástica, além das crianças também. O Mais Vida vai avançando, se espalhando pela cidade, tudo isso com a participação da população”, declarou o prefeito Geraldo Julio sobre a iniciativa, que desde 2016 já beneficiou diretamente mais de 15 mil recifenses com parceria das Tintas Coral e Cimento Forte, que contribuíram com a doação de materiais.

O Alto José Bonifácio também ganhou área de convivência para as crianças com jardim e bancos, área de alongamento com barra, desenhos de primeira infância em todo perímetro e revitalização de escadaria e canalização de drenagem. O bairro também ganhou a recuperação de todo o entorno das ruas Ary Peter, Baulanadia e Engenheiro Parol, que foi transformado em um verdadeiro circuito de atividades e brincadeiras.

Maria Auxiliadora, moradora da localidade, falou da importância do projeto. “Acho que o que é mais importante é a alegria que recebemos, o astral que fica o nosso lugar depois de tudo isso. A rua está linda, todo mundo se engajou, as casas estão coloridas, alegres, tudo limpo, organizado, estamos vibrando e muito felizes com essa transformação”, comentou a doméstica que mostrou os desenhos e pinturas do local feitas por moradores e crianças, estimulando ainda mais o espaço públicos para lazer, e proporcionando aos moradores o sentimento de orgulho e pertencimento.

“Beneficiamos diretamente 100 famílias com o programa aqui no Alto José Bonifácio, estimulando a convivência comunitária, e desta vez com a novidade da caminhada orientada, com uma grande pista que contorna cada bevo da comunidade com profissionais ajudando os moradores. Estamos expandindo o programa que tem como grande essência o engajamento popular, e que vem se consolidando como uma política pública de desenvolvimento sustentável”, explicou o secretário de Inovação Urbana do Recife, Túlio Ponzi.

Para esta caminhada, no local foi pintada uma pista de cooper de 250 metros, onde os moradores poderão fazer atividades com profissionais do Programa Academia da Cidade (PAC). Duas vezes na semana, os professores de Educação Física estarão na comunidade para fazer avaliação dos moradores e dar orientações sobre como eles devem realizar os treinos. De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, o projeto é uma extensão do PAC, cujo objetivo é a promoção à saúde. “É um projeto inovador, que utiliza o espaço da comunidade e traz os profissionais para mais perto da população, uma experiência que pode se expandir para outros locais”, afirmou o titular da pasta.

A técnica de enfermagem Josete Azevedo, 50 anos, já fez os testes e está ansiosa para começar os exercícios. “Agora, não tenho mais desculpa, com essa pista do lado de casa. Fiz minha avaliação e o professor me deu várias dicas sobre estilo de vida saudável em geral”, contou.

OUTRAS LOCALIDADES – Atualmente, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama, tiveram suas comunidades transformadas em parceria com as Tintas Coral. Atualmente a comunidade do Burity, Campo da União e Lagoa Encantada/Ibura estão em andamento. O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife e vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.

COMENTÁRIOS