Masterboi é indutora de desenvolvimento, sem precedentes, para o interior do Estado, diz Álvaro Porto

Saiba mais informações clicando no link

Álvaro Porto Canhotinho
A inauguração do frigorífico da Masterboi, na próxima segunda-feira (15.08), em Canhotinho, instala um novo tempo no Agreste Meridional. A avaliação é do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), para quem o frigorífico se constitui num indutor de crescimento sem precedentes para a região, tornando-se um marco no desenvolvimento econômico e social do interior de Pernambuco.

O parlamentar, que nos último três anos mobilizou o mandato para a viabilização do projeto comandado pelo presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, diz que o frigorífico já provocou a ampliação e o melhoramento de rebanhos, estimulou o empreendedorismo e a capacitação de mão de obra e atraiu novos empreendimentos, além de ter gerado emprego e renda.

Para assegurar a primeira unidade industrial do grupo no Nordeste, foram necessárias articulações e força política. “Todos sabem da nossa luta para trazer o frigorífico para a nossa região. Tivemos concorrentes de outras regiões e de outros estados, principalmente de Alagoas”, frisa o deputado, acrescentando que os benefícios sociais e econômicos gerados pelo frigorífico já estão impactando todo o Agreste e terão repercussão em Pernambuco e em estados vizinhos.

“Grandes e pequenos pecuaristas passam a ter um comprador certo e habilitado a oferecer preços atrativos. Ou seja, os produtores passam a ter mercado para a comercialização de animais com garantia de pagamento”, afirma. “Já se observa também o aquecimento do mercado imobiliário, e de setores como serviços, comércio, alimentação, hoteleiro, entre outros”, diz.

A fábrica da Masterboi de Canhotinho é resultado de um investimento de R$ 120 milhões, gerando 800 empregos diretos e cerca de 3,5 mil indiretos. A unidade tem capacidade de abater de 500 bois por dia, mas com potencial e tecnologia para chegar ao dobro.

Com matriz no Recife, a Masterboi soma 22 anos de atuação e conta com frigoríficos nos estados do Pará (município de São Geraldo Araguaia) e Tocantins (Nova Olinda) e um centro de distribuição e processamento no Recife, empregando 2,7 mil pessoas.

Nesse tempo de atividade, o grupo construiu uma história de sucesso em processamento e distribuição de alimentos, setores em que é referência nacional. Também é reconhecida como uma empresa de produtos, serviços e negócios de excelência, reunindo profissionais capacitados, tecnologia avançada e uma logística eficaz que garante um atendimento diferenciado aos seus clientes.

Primando pelo cuidado com a origem e a segurança alimentar, a Masterboi tem sólida atuação no mercado interno e exporta para mais 45 países. No mix de mais de 700 itens estão incluídos carne bovina, espetinhos, carne de sol, charqueados, aves, suínos, ovinos, laticínios, pescados, crustáceos, ovos e vegetais.

Nesse caminho percorrido, o grupo tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico das regiões em que atua. E esta realidade já é observada no Agreste Meridional, onde a unidade industrial já movimenta diversos setores da economia da região e também de áreas vizinhas de Alagoas.

Ao longo do processo de instalação da nova unidade, a Masterboi contou com total apoio da Prefeitura de Canhotinho. O ex-prefeito Felipe Porto (DEM), em cuja gestão o projeto foi iniciado, lembra que o município assegurou as condições necessárias para a instação do frigorífico. Destravou processos burocráticos, executou serviços estruturantes e garantiu a oferta de água. “Nos empenhamos em atender a todas as demandas. Hoje temos a certeza de que fizemos a coisa certa”, frisa Felipe.

A atual gestão se manteve comprometida com o empreendimento, investindo R$ 3 milhões na terraplanagem da área construída e firmando convênio com o Governo do Estado para construção do anel viário e estruturação do entorno do frigorífico. “Participamos de cada etapa cumprida e estamos vendo agora a concretização deste sonho que nos oferece um futuro promissor, com perspectiva de crescimento econômico e social, não só para o nosso município, mas para toda a região”, ressalta a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes.

Por sua vez, o Governo do Estado realizou as pactuações necessárias à construção e funcionamento da nova unidade e, por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, executou a construção do acesso viário do abatedouro até a PE-177.

COMENTÁRIOS