Mesmo com chuva intensa, Camaragibe não registra ocorrências graves

Saiba mais informações clicando no link


O município de Camaragibe, mesmo com fortes chuvas na região, não registrou nenhuma ocorrência grave nas últimas 24 horas, de acordo com boletim da Defesa Civil do município. Colocação de lona plástica foi a solicitação mais recebida pelas equipes de plantão. A pasta, inclusive, vem se preparando para enfrentar os dias de chuva durante os meses de inverno, considerados de março a agosto. A “Operação Inverno”, realizada anualmente pela Defesa Civil da cidade, vem focando seus esforços nos serviços de prevenção, para que, nos dias de grandes precipitações, não haja qualquer situação de emergência.

“Durante a Operação Inverno temos o cuidado de realizar todos os serviços para preparação da chegada das chuvas. Uma cidade como Camaragibe, com 80% de sua área composta de morros, precisa estar pronta para os dias do inverno. Portanto, é no verão que realizamos todos os serviços preventivos, como recuperação de escadarias; microdrenagens, para direcionamento das águas, de forma a evitar que as barreiras encharquem e venham a deslizar; além da recuperação de obras de morro”, explicou a secretária de Defesa Civil, Kátia Marsol.

Serviços – Ao todo, 16 escadarias já foram recuperadas nos bairros de Tabatinga, Alto de Santo Antônio, Areeiro, Bairro dos Estados e Loteamento São Pedro; e duas seguem em execução nas Ruas Moreira Sales, no Bairro dos Estados, e 24 de Maio, em Tabatinga. A ponte do Balde, que liga os bairros da Vila da Fábrica e Alto da Boa Vista, teve finalizada a limpeza, pintura e recuperação do revestimento do paredão. No momento, também seguem sendo realizados serviços para recuperação da tela argamassada no Vale das Pedreiras.

A Defesa Civil também realizou o término das obras de muro de arrimo, tela argamassada e canaletas dos convênios que estavam em aberto. As ruas que receberam os serviços foram: Ruas Araci e Antônio Camilo, no bairro do Areeiro; Ruas Alto do Padre Cícero e Paraná, no Bairro dos Estados; Rua Santa Verônica, no Timbi; 1ª Travessa do Loteamento São Pedro; e Rua Amaro Coutinho e Córrego da Andorinha, em Tabatinga. Nesta última, foi executado também a escadaria.

Além desses serviços, a Defesa Civil de Camaragibe também trabalha diariamente na remoção de árvores em risco, vistoria dos engenheiros nos locais de risco junto às assistentes sociais e colocação de lonas plásticas, que só podem ser colocadas no início do inverno para que as mesmas não ressequem com o sol e rasguem. Só neste ano, no mês de fevereiro, foram colocados 13.600 metros quadrados de lona; e desde junho de 2019, 272.676 metros quadrados.

Em caso de emergência, a Defesa Civil disponibiliza o número (81)2129-9564, das 7h às 19h, e o 153 a partir das 19h.

COMENTÁRIOS