Michele Collins propõe Comissão para acompanhar a necessidades das pessoas com Espectro Autista

Saiba mais informações clicando no link

Missionária Michele Collins Recife

Vereadora Missionária Michele Collins Recife

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado na Câmara do Recife, na tarde de ontem (4), durante uma Reunião Pública promovida na casa, por iniciativa da vereadora Missionária Michele Collins (PP). As políticas públicas direcionadas a essa parcela da sociedade foram debatidas durante o encontro no plenarinho do Poder Legislativo.

“Um importante data que merece reflexão. Precisamos compreender que o autismo não é uma doença, mas uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro que altera a maneira como as pessoas que estão no espectro enxergam e compreendem a realidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (ONU), a estimativa é de que uma em cada 160 crianças é afetada por essa condição em todo o mundo”, destacou Michele Colins.

A vereadora afirmou que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde que interfere no desenvolvimento da linguagem, na interação social e nos processos de comunicação do indivíduo.  “Com essa reunião pública a Casa José Mariano promove um grande avanço em prol dessa valorosa parcela da população, especialmente quanto à garantia do exercício da cidadania”.

A médica Paula Arruda, do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM-UPE), destacou que há 22 anos se dedica à Síndrome de Down e que desde de 2009 está também se dedicando ao autismo. “Que Deus nos dê forças para continuarmos o nosso trabalho. Somos felizardos por estarmos aqui, mas somos apenas a ponta do iceberg na questão do autismo. É muito mais complexo do que se imagina, muito mais delicado e a descoberta pode acontecer com qualquer pessoa. Precisamos pensar no autismo, não só na relação saúde, mas também nas questões de terapia, esporte entre outros”, pontuou.

Carlos Nascimento, presidente do Movimento Pró Autismo de Pernambuco (MPA), parabenizou a iniciativa do debate. “Parabenizo a esta casa, na pessoa da vereadora Michele Collins, por promover este debate tão importante acerca do tema. Aproveito para destacar a lei estadual, a 15.487/2015, que dispõe sobre a proteção e os direitos da pessoa com Transtorno de Espectro Autista no Estado de Pernambuco. E temos uma outra, de âmbito federal, 14.254/2021 que obriga o poder público na esfera nacional a disponibilizar toda a terapia necessária para a pessoa com autismo”.

Ao final dos debates, a vereadora Michele Collins citou os encaminhamentos que ficaram. “Uma Comissão de vereadores irá visitar o projeto modelo de Olinda. Também iremos formar uma comissão, dentro da Comissão de Direitos Humanos, e todas as organizações foram convidadas. Vamos fazer um pedido de informação solicitando à Prefeitura os dados das pessoas autistas no Recife e saber das capacitações que os profissionais já têm hoje”. Um Centro de Referência no Recife foi outra sugestão citada por Michele Collins. 

COMENTÁRIOS