Ministro André de Paula e prefeito Mano visitam Colônia de Pescadores Z-25, no Jaboatão

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Mano Medeiros Jaboatão dos Guararapes ministro André de Paula Colônia Z-25
Neste sábado (13), a Colônia de Pescadores do Jaboatão dos Guararapes – Z-25 recebeu a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do prefeito Mano Medeiros, onde acompanharam a instalação do Centro de Comercialização de Pescados, que vai beneficiar cerca de 800 pescadores artesanais. A presença do ministro teve o objetivo de aproximar o município do Jaboatão das políticas públicas de âmbito federal para a pesca e aquicultura. Também estiveram presentes o superintendente de Pesca e Aquicultura no Estado, Fábio Barros, e representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

O Centro de Comercialização de Pescados integra uma das etapas do convênio Jaboatão Gerando Renda Solidária, celebrado entre a Prefeitura e o Governo Federal. Estão sendo investidos R$ 322.000,00 para aquisição de equipamentos, materiais e insumos. O objetivo é garantir à categoria o aumento de geração de renda, além de criar melhores condições de trabalho a partir de meios de beneficiamento que agreguem valor à produção.

Os cerca de 800 associados passam a ter infraestrutura apropriada para escoar a produção, aprimorando a capacidade de constituição, formalização e gestão deste empreendimento coletivo da pesca artesanal. A maioria dos pescadores da Colônia Z-25 ainda depende do auxílio de programas sociais, daí a importância desse investimento. A Z-25 foi fundada em 1999, tendo sido considerada de Utilidade Pública pela Lei Municipal n° 1326 de 6 de novembro de 2017, com a finalidade de defesa, representação e assistência aos pescadores e pescadoras artesanais.

Durante o encontro, o prefeito Mano Medeiros e o presidente da Colônia Z-25, Marcos Antônio da Silva, o Marcos Tubarão, entregaram alguns pleitos ao ministro André de Paula, entre os quais a construção de um píer e um mercado para comercialização de pescados, na praia de Piedade, além da abertura de linhas de crédito para aquisição de barcos, equipamentos e modernização do setor.

“Todas as vezes que venho a Pernambuco, faço questão de participar de momentos como esse para ter contato com as colônias, ouvir os pescadores e buscar soluções para as necessidades da categoria. Por isso a importância de haver o Ministério da Pesca e da Aquicultura, porque o ministro trata dessas questões diretamente com o presidente da República”, disse André de Paula. Ele também avisou que uma das prioridades é retomar o programa de subsídios para o óleo diesel para os pescadores.

O prefeito Mano ressaltou a importância da presença do ministro e dessa união do poder público com os pescadores na busca de melhores e avanços. “O encontro de hoje foi um marco importante, pois foi a primeira vez que um ministro esteve na Colônia Z-25.  Aproveitamos para apresentar algumas sugestões que o setor necessita, e a participação do Governo Federal é fundamental. O ministro André de Paula foi muito solícito e adiantou que novos programas federais serão anunciados para atender à categoria. 

Agradeço ao presidente da Colônia Z-25, Marcos Tubarão, por ter nos recebido. Vamos construir uma política pública para a pesca do Jaboatão em conjunto com os governos Federal e Estadual, para garantir melhores condições de trabalho e renda aos pescadores artesanais”, destacou o gestor.

Marcos Tubarão disse que a visita do ministro André de Paula e do prefeito Mano Medeiros foi muito importante. “Atualmente já temos essa parceria com a Prefeitura do Jaboatão e nosso objetivo é desenvolver mais o nosso setor. O píer que solicitamos é necessário para o embarque e desembarque dos barcos e também precisamos de um local onde possamos comercializar os pescados na praia, guardar materiais e ter um ponto de apoio. Essa visita deixou todo muito otimista”, disse o presidente da Colônia Z-25.

COMENTÁRIOS