Movimentação de Sebastião Oliveira engrandece o Avante em Pernambuco

Movimentação de Sebastião Oliveira engrandece o Avante em Pernambuco

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Derrotado na disputa pelo comando do antigo Partido da República, hoje Partido Liberal, para o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, o deputado federal Sebastião Oliveira rapidamente deu a volta por cima e conseguiu o comando do AVANTE, antigo PTdoB. Antes presidido pelo ex-deputado federal e ex-candidato a senador, Silvio Costa, o partido agora deve receber um verdadeiro exército de lideranças, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e candidatos majoritários em diversas cidades pernambucanas, todas atraídas pela liderança de Sebá. A sigla tem tudo para se expandir dramaticamente, basta lembrar que o PR fez 17 prefeitos sob o comando de Sebastião em 2016.

Agora, o Avante já bateu o martelo por candidaturas em Triunfo, Terra Nova, Floresta, Cabrobó, Capoeiras, Iati, Calumbi, Garanhuns, Paulista e Serra Talhada, além dos rumores de que o prefeito de Amaraji, Rildo Reis, possa disputar a reeleição pelo partido rebatizado.

Sebastião Oliveira foi deputado estadual de 2003 a 2013, assumindo dois mandatos consecutivos de deputado federal em seguida. Também já assumiu o cargo de Secretário de Transportes de Pernambuco no governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara. Sebá, como também é chamado, é sobrinho do ex-deputado Inocêncio Oliveira, que ocupou 10 mandatos consecutivos de deputado federal e chegou a presidir a Câmara Federal. Portanto, Sebastião não é somente um líder, como demonstra que a habilidade política vem de parentesco.

Alguns meses atrás, em comemoração do seu quinquagésimo primeiro aniversário, o deputado reuniu lideranças nacionais, estaduais e locais em torno de si, como o governador Paulo Câmara(PSB), o também deputado federal João Campos(PSB), o deputado Eduardo da Fonte(PP), outros parlamentares federais, estaduais, ex-parlamentares, lideranças estaduais e até militantes, todos ávidos por seguir Sebastião onde quer que ele vá.

É muito provável que o Avante obtenha um resultado extraordinário em 2020, figurando como uma das legendas com mais prefeitos eleitos, como o PR foi em 2016. Dependendo do resultado obtido, caso seja ainda mais exitoso, as urnas municipais podem projetar Sebá ainda mais no plano estadual, o cacifando para disputas como vice-governador ou senador.

Grupo – Não é só Sebastião que vem batendo grande bola no estado. Na coligação dentro da qual se reelegeu em 2018, o PP já soma 45 municípios onde haverá pré-candidaturas majoritárias, além do SD com 5, sem contar as que ainda estão em fase de amarração. Se já falam grosso separados, juntos, então, Sebastião Oliveira(AVANTE), Eduardo da Fonte(PP) e Augusto Coutinho(SD) formam um grupo capilarizado em todo Pernambuco que qualquer candidato a governador vai querer por perto.

Confirma – E entrevista, o prefeito de Maraial, Marquinhos Moura (PTB), pôs fim às especulações e deve ser candidato novamente em 2020. Além disso, reiterou a amizade com o ex-senador Armando Monteiro Neto, mas que pode ingressar nas trincheiras governistas do Palácio.

Só dois – Caso seja aprovada a PEC que, dentre outras coisas, reduz municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação baixíssima, Pernambuco perderia apenas duas cidades: Ingazeira e Itacuruba. A grande dúvida é se os municípios que devem agrega-las vão receber somente mais dor de cabeça para administrar um território ainda maior, ou se os recursos financeiros redirecionados serão um fôlego a mais.

Pelo contrário – Com a tendência de ocupação de novas zonas para habitação e o inchaço dos centros urbanos, é bem provável que surgissem em pouco tempo novas cidades, em vez de fusões, pelo aumento repentino das moradias e instalações comerciais. É o caso de Aldeia, região dividida entre Camaragibe, São Lourenço da Mata, Paudalho e ainda outras prefeituras, que hoje soma mais de 15 mil habitantes registrados e pode facilmente se tornar um município isolado emancipando-se de Camaragibe no futuro, como esta desligou-se de São Lourenço da Mata em 1982.

Reação – Após insinuações do diretório nacional do PDT de referendar a pré-candidatura de Túlio Gadelha a prefeito do Recife, o deputado federal Wolney Queiroz(PDT) reagiu. Desde a eleição de Túlio para deputado feral, o mal-estar interno pelo comando da sigla foi exposto. Na ocasião, Wolney criticou discurso do presidente nacional, Carlos Lupi, que sugeria falta de comando do grupo dos Queiroz e alegou que Túlio “… mostra-se incapaz de aglutinar, de unir, de liderar”.

Rejeição – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitiu um parecer prévio, publicado ontem, recomendando à Câmara Municipal de Petrolina a rejeição das contas do ex-prefeito Júlio Lossio, referentes ao exercício financeiro de 2016. Essa notícia fere de morte as pretensões de Lóssio, que se filiou ao PSD em 2019 pensando em novamente disputar a prefeitura petrolinense em 2020. Caso suas contas sejam rejeitadas também na Câmara Municipal, ele seria declarado inelegível.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS