Mulheres têm mais força para empreender em Petrolina com incentivo da AGE

Saiba mais informações clicando no link

Mulheres têm mais força para empreender em Petrolina com incentivo da AGE
Depois de sofrer os efeitos negativos ocasionados pela pandemia da Covid-19, o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou sinais de recuperação no último trimestre do ano de 2021, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc). Petrolina, localizada no sertão pernambucano, é considerada a melhor cidade do interior do estado para se empreender, segundo levantamento da Endeavor/ENAP, e as mulheres têm acrescido essa estatística por também receberem apoio da Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina) para alavancar seus negócios.

Dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e publicados em recente pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontou que mais de 24 milhões de brasileiras gerenciam seus próprios negócios, contratando também outras mulheres. Isso possibilita a geração de emprego e oportunidades fortalecendo uma rede de crescimento e aprendizado no empreendedorismo feminino.

Em Petrolina, as mulheres empreendedoras do município contam com o apoio da gestão municipal através de ações executadas pela AGE. Os projetos levam microempreendedores individuais formais e informais a realizarem exposição de seus produtos e serviços em áreas públicas da cidade de maneira totalmente gratuita. Além disso, também é possível adquirir linhas de crédito com valores de até R$ 25 mil com as menores taxas de juros aplicadas no mercado local, e acessar outros serviços como emissão de boletos DAS, entre outras consultorias.

“Nós temos nos dedicado a fomentar, cada vez mais, iniciativas de mulheres empreendedoras do nosso município, dispondo não apenas das linhas de crédito, mas também de consultorias, palestras, capacitações e realização de eventos que possam fortalecê-las na divulgação de seus negócios. A cultura empreendedora de nossa cidade tem se destacado e nós, da AGE, estamos cada vez mais empenhados em seguir a determinação do prefeito Simão Durando para contribuirmos com o desenvolvimento de Petrolina, fortalecendo cada empreendedor ou empreendedora, formal ou informal”, ressaltou o diretor-presidente da AGE Petrolina, Plínio Amorim.

Para a empreendedora Claudianne Bergamini, que toca a ‘Trem Bão de Minas PNZ’, o aporte da AGE foi essencial no início da instalação da sua empresa. “A minha empresa fez um ano em agosto, e desde o início dela a AGE sempre esteve presente. Eu precisava muito de capital de giro porque já tinha feito alguns investimentos e então entrei em contato com a equipe da Agência. Todos foram solícitos, ajudaram, tiraram minhas dúvidas e, por fim, consegui adquirir uma linha de crédito que foi muito importante para alavancar meu negócio. E não foi somente a linha de crédito, como também os convites para participar das edições do projeto ‘Empreender na Praça’ e isso também trouxe visibilidade para a Trem Bão”, destacou Claudianne.

COMENTÁRIOS