Não escutem pronunciamentos presidenciais – Por Oscar Mariano

Saiba mais informações clicando no link

Desde que o COVID-19 surgiu na China ainda em dezembro do ano passado. O mundo o subestimou, e alguns seguem subestimando-o. Basta lembrarmos, ainda em janeiro o nosso presidente Jair Bolsonaro, afirmou que não iria tirar os brasileiros da cidade chinesa, porque o país não tinha dinheiro para tal.

E assim, a doença foi ganhando espaço e chegou na Europa, e os líderes europeus não adotaram recomendações dadas pela China para o enfrentamento. Praças lotadas em dias de sol na Itália e na Espanha, o resultado que estamos observando hoje é desfile de carros de guerra, cheios de caixões. Mais de 20 mil mortos na Itália, dois milhões de casos confirmados ao redor do mundo, a “gripezinha” tomou força.

Enquanto tudo isso acontecia, nosso presidente estava no Palácio do Planalto cumprimentando seus apoiadores, achando lindo o povo “lutando pelo direito de manter seus empregos”, enquanto mais de 20 pessoas que estavam em sua comitiva para os EUA estavam infectadas.

Recentemente, observamos declarações dos prefeitos de Milão na Itália, e Nova York, nos EUA, ambos pedindo desculpas por terem afrouxado a quarentena, encorajando a população de suas cidades a irem as ruas. Hoje esses dois indivíduos, para muitos, carregam essas mortes em suas costas. O primeiro ministro do Reino Unido (um dos países que mais demoraram para pôr em prática as medidas de contenção e isolamento) foi contaminado pela COVID-19 e hoje diz que deve sua vida ao sistema público de saúde Inglês.

Bolsonaro parece não ligar muito para isso, incentiva carreatas, faz terror psicológico afirmando que nossa economia não aguentará, briga com governadores que mantém as medidas para proteger a população e contraria o próprio ministério da saúde, que reitera diariamente a necessidade de a população ficar em casa. Por falar em governadores, já temos dois contaminados, Elder Barbalho e Wilson Witsel.

Caruaru e Pernambuco não fogem a regra… o parque 18 de maio estava lotado na última feira, as lotéricas lotadas, as praças e praias de Recife registram aumento no número de visitantes. Apoiadores de Bolsonaro, ou desinformados, ou os dois. O fato é que, estamos reféns da irresponsabilidade de um presidente, e estamos pagando o preço por não lutar por uma melhor qualidade educacional.

O ministro Mandetta, que vem desempenhando um papel relevante a frente do ministério da saúde, está na corda bamba, e arrisco em dizer, nos seus últimos dias de pasta. Cometeu um erro gravíssimo/erro político, trabalhou. E ao trabalhar, encheu os olhos dos brasileiros e enciumou o nosso presidente.

É bem verdade, que Mandetta pode ser considerado como um dos responsáveis pela vergonhosa posição brasileira no ranking dos países que menos testam a população contra o COVID-19. Porém, um Mandetta só não faz verão, fez o que estava ao seu alcance, e justamente por isso está sendo colocado para fora do governo, e ele saindo, outros do alto escalão do Ministério da Saúde irão acompanhá-lo.

Por sinal, algumas cidades começam a entrar em colapso no serviço de atendimento aos infectados, pois o número de doentes está maior que as vagas de leitos, a exemplo de São Paulo e Amazonas.

Não é querendo alardear, são fatos! Observem, o Brasil tem tudo e mais um pouco para registrar um número de mortes igual ou maior do que a Itália está passando. Fiquem em casa! E neste caso, não escutem pronunciamentos presidenciais, escutem os cientistas, médicos e especialistas sobre o assunto.

Oscar Mariano – Cientista Político

COMENTÁRIOS