No Alto do Pascoal, Delegada Patrícia propõe soluções para áreas de morro

Saiba mais informações clicando no link


Na manhã desta quarta-feira (14), a Delegada Patrícia (Podemos), candidata a prefeita do Recife, conversou com moradores da Rua Aline, Alto do Pascoal, bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. Quem mora na área convive com o perigo iminente de queda de uma barreira.
É o que relata o aposentado Saturnino Xavier, de 93 anos. Lúcido e ativo, Seu Saturnino é a memória viva do Alto do Pascoal desde a primeira metade do século passado. “Meus pais vieram morar aqui em 1934. Desde então eu vivo no Alto. Antigamente o pessoal vinha buscar barro aqui e essa barreira ia até longe, quase na Estrada Velha de Água Fria. Mas foi se desfazendo, caindo”, contou.
Segundo Xavier, ao longo dos anos, a barreira que hoje está à beira da Rua Aline — uma pequena viela no Alto do Pascoal — já foi a causa de diversas acidentes na comunidade. “Já caiu por cima de casa, de carro. De tudo já aconteceu aqui”, afirmou.
O relato de Seu Saturnino é corroborado pelo sobrinho dele, o comerciário José Antônio Xavier, de 57 anos, nascido e criado na comunidade. “A última vez que essa barreira caiu foi há 6 anos. Os moradores mesmos que fazem a limpeza dos matos. Também fizeram canaletas para a água não correr direto para a barreira”, contou.
Quem anda pela subida da Rua Aline se depara com as canaletas por onde escorre a água da chuva e o esgoto. A céu aberto, os detritos descem o morro na enxurrada das águas nos dias chuvosos.
“Nós vamos trazer soluções definitivas pras áreas de barreira, elaboradas por uma equipe técnica e também iremos monitorar esses locais impedindo que danos maiores ocorram. Os moradores não merecem viver com medo de perderem suas vidas e suas casas toda vez que chove no Recife”, prometeu a delegada.
Antônio Xavier também relata o problema de segurança pública na comunidade. “O Alto do Pascoal já foi famoso pela violência. Ninguém tinha coragem de subir aqui. Isso mudou um pouco, mas ainda é inseguro. Não tem luz, tem o tráfico”, disse.
Patrícia apresentou o projeto Blinda Recife para os moradores da área. “Nosso projeto de segurança levará iluminação a todos os cantos da cidade, iremos instalar câmeras de segurança em todos os bairros, integrar em uma central de monitoramento essas câmeras com as câmeras do setor privado, utilizar software de reconhecimento facial para identificar quem comete crimes na nossa cidade e treinar e armar a Guarda Municipal”, concluiu Patrícia.

COMENTÁRIOS