No Cabo, Mutirão de DIU é realizado e 100 pacientes são atendidas em prol da saúde da mulher

Saiba mais informações clicando no link

No Cabo, Mutirão De DIU É Realizado E 100 Pacientes São Atendidas Em Prol Da Saúde Da Mulher
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, através da Coordenação de Saúde da Mulher, já atendeu 100 mulheres e 42 DIU´s foram inseridos, num mutirão para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). Os atendimentos são realizados semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às mulheres que desejam a inserção do dispositivo. Iniciam-se às 13h, no Centro de Referência da Mulher 2, localizado em Ponte dos Carvalhos.

O dispositivo é considerado um dos métodos mais eficientes de se evitar uma gravidez. Um ponto positivo, é que todas as mulheres em idade fértil, de todas as idades e com vida sexual ativa, podem usar o método contraceptivo sem problemas. Entretanto, é necessário que, anualmente, a pessoa se submeta a uma revisão.

Para a inserção do DIU, a paciente tem que levar exame preventivo e ultrassom transivaginal atualizado. Além disso, no local, é feito o exame Beta HCG, com coleta de sangue, o qual detecta ou não uma gravidez.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher do Cabo, Giselly Paiva, para a inserção do DIU ou qualquer atendimento de saúde da mulher, a base do acolhimento é o exame preventivo, que se deve fazer anualmente. “O acompanhamento para quem vem utilizando o DIU é justamente fazer o preventivo uma vez no ano, que é necessário para uma boa saúde”, comentou.

O DIU de cobre, utilizado no mutirão, tem duração de 10 anos, e é gratuito, seguro e eficaz, podendo ser retirado a qualquer momento, caso a paciente desejar. Dessa forma, permite-se uma melhor autonomia sobre o seu planejamento familiar.

Já no caso do DIU hormonal, indica-se nos casos específicos, após a avaliação do ginecologista, o qual é inserido nos hospital do Estado.

COMENTÁRIOS