No Paulista, ação em alusão ao Janeiro Branco intensifica a importância dos cuidados com a saúde mental

Saiba mais informações clicando no link

No Paulista, ação em alusão ao Janeiro Branco intensifica a importância dos cuidados com a saúde mental
A Secretaria de Saúde do Paulista realizou nesta segunda-feira (09) a ação “O mundo pede saúde mental”, na Policlínica Adolfo Speck, em Arthur Lundgren I. A atividade foi em alusão ao Janeiro Branco, mês que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. 

Na ocasião, os munícipes receberam atendimentos psiquiátricos, psicológicos e de enfermagem, com demanda espontânea e puderam assistir palestras sobre o bem-estar psicológico, social e emocional dos indivíduos. Também foram ofertados exames de eletrocardiograma, aferição de pressão e glicose, visto que a depressão, ansiedade e estresse também podem estar associados à baixa imunidade, insônia e outras doenças.

“Esse é o mês onde nós trabalhamos para que as pessoas tenham consciência que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, durante todos os meses do ano”, alertou a psicóloga, Carmem Xano. 

JANEIRO BRANCO 

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.

O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

COMMENTS