Novo Hospital de Servidores do Estado é tema de indicação do Deputado Gilmar Júnior

Saiba mais informações clicando no link

Deputado estadual Gilmar Júnior

Deputado estadual Gilmar Júnior

O prédio do Hospital de Servidores do Estado de Pernambuco, situado no bairro do Espinheiro, zona norte do Recife, é histórico. Assim como os problemas vividos por servidores, funcionários e usuários do HSE: estrutura precária, falta de insumos e prejuízo na prestação do serviço. O equipamento faz parte da rede própria do Sassepe (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco), que ainda conta com as unidades regionais e os credenciados. Na capital pernambucana, o prédio do HSE não comporta mais a demanda crescente de atendimento e os problemas financeiros estão perto de 300 milhões de reais, de acordo com o governo do estado.

“Boa parte dos atendimentos acontece fora do hospital, em clínicas conveniadas, que nem estão recebendo os devidos repasses de dinheiro. Ou seja, do jeito que está é um sistema falido, que não atende aos servidores estaduais e familiares deles que precisam desse serviço”, pontuou o deputado estadual Gilmar Júnior (PV). Diante da situação e da urgência da causa, o parlamentar editou a indicação 1657/2023, já aprovada pelo plenário da Alepe (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco), que aconselha o governo do estado a construir um novo HSE.

“Do jeito que está o HSE não tem condições de continuar prestando o serviço de assistência à saúde. O prédio precisa de ampliação, de reforma. E de onde virá esse dinheiro se o HSE acumula dívidas? A indicação é que a gestão estadual edite um projeto de lei para, através de licitação, fazer uma troca. A empresa vencedora toma posse do prédio atual e, em contrapartida, constrói um novo HSE, sem custos para os cofres públicos”, explicou o parlamentar, que é enfermeiro e preside o Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco).

A indicação de Gilmar vai além da nova estrutura. O deputado sugere que o hospital seja construído na Avenida Mascarenhas de Moraes, no terreno ao lado da UPA Maria Esther Souto Maior, que pertence ao clube dos servidores do DER-PE (Departamento de Estradas e Rodagem). “Um ponto crucial é que o HSE seja de fácil acesso. A Mascarenhas de Moraes liga o norte e o sul da Região Metropolitana do Recife, por ela passam diversas linhas de transporte coletivo. Além disso, no local, é possível que o hospital seja integrado ao modal de transporte público, na Estação Carlos Wilson.

No texto do documento, detalhes da estrutura do novo prédio para promover redução de custos: energia 100% renovável, por meio do uso de painéis de LED e captação de água da chuva para o sistema de limpeza e conservação. O espaço também será fonte de recursos: haverá praça de alimentação, com aluguéis de boxes via licitação e também espaços alugados para clínicas de saúde populares particulares, vinculados a unidades privadas de ensino, com consultas e procedimentos de baixo preço e até atendimento de planos de saúde privados.

“É qualidade e respeito aos segurados Sassepe, dignidade para os servidores, mobilidade urbana integrada e geração de emprego e renda em toda a área circunvizinha ao novo Hospital do Servidor”, comemorou Gilmar Júnior.

COMENTÁRIOS