“O novo Calígula”, advogado ironiza Bolsonaro sobre indicação do filho para embaixada

“O novo Calígula”, advogado ironiza Bolsonaro sobre indicação do filho para embaixada

OPINIÃO: “O Imperador Romano Calígula indicou seu Cavalo Incitatus para o Senado Romano. Nos tempos modernos há quase 2000 depois, Bolsonaro quer o seu Cavalo, o “Bruto” nomeado na Embaixada Brasileira em Washington, EUA. Incitatus (em latim, Impetuoso) era o nome do cavalo preferido do Imperador Romano Calígula (reinando de 37-41 d.C.). Tratava-se de um cavalo de corrida trazido da Hispânia, de onde, na época, Roma importava cerca de 10.000 cavalos por ano. De acordo com o escritor Suetónio na sua biografia de Calígula, Incitatus tinha cerca de dezoito criados pessoais, era enfeitado com um colar de pedras preciosas e dormia no meio de mantas de cor púrpura (a cor púrpura era destinada somente aos trajes imperiais, ou seja, era um monopólio real). Foi-lhe também dedicada uma estátua em tamanho real de mármore com um pedestal em marfim. Conta a história que Calígula incluiu o nome de Incitatus no rol dos senadores e ponderou a hipótese de fazer dele cônsul. O bom é que o Cavalo de Bolsonaro é mais qualificado que o de Chico Buarque e Sivuca, na canção João e Maria, que só falava inglês. O de Bolsonaro fala inglês e espanhol. É a “nova política” Paulo Farias do Monte É advogado.

OPINIÃO:

“O Imperador Romano Calígula indicou seu Cavalo Incitatus para o Senado Romano. Nos tempos modernos há quase 2000 depois, Bolsonaro quer o seu Cavalo, o “Bruto” nomeado na Embaixada Brasileira em Washington, EUA.

Incitatus (em latim, Impetuoso) era o nome do cavalo preferido do Imperador Romano Calígula (reinando de 37-41 d.C.). Tratava-se de um cavalo de corrida trazido da Hispânia, de onde, na época, Roma importava cerca de 10.000 cavalos por ano.

De acordo com o escritor Suetónio na sua biografia de Calígula, Incitatus tinha cerca de dezoito criados pessoais, era enfeitado com um colar de pedras preciosas e dormia no meio de mantas de cor púrpura (a cor púrpura era destinada somente aos trajes imperiais, ou seja, era um monopólio real). Foi-lhe também dedicada uma estátua em tamanho real de mármore com um pedestal em marfim. Conta a história que Calígula incluiu o nome de Incitatus no rol dos senadores e ponderou a hipótese de fazer dele cônsul.

O bom é que o Cavalo de Bolsonaro é mais qualificado que o de Chico Buarque e Sivuca, na canção João e Maria, que só falava inglês. O de Bolsonaro fala inglês e espanhol. É a “nova política”

Paulo Farias do Monte
É advogado.

COMENTÁRIOS