O QUE ESPERAR DAS MANIFESTAÇÕES DO PRÓXIMO DOMINGO?

Por Bruno Oliveira - Mestre em História pela UFPE

OPINIÃO

“Seria muita presunção minha parte e até um ato de imensa irresponsabilidade tentar prevê números e repercussões das manifestações previstas para o dia 26/05, porém não me eximirei de expor o que acho deste modo operandis de governar, o que caracterizo como anômalo e acéfalo, são duas expressões que parece sinônimo da atual forma de dirigir o Brasil.

As manifestações previstas para o dia 26/05 carrega uma pauta governista: (1) A favor da Governabilidade do Presidente Bolsonaro; (2) A favor da Reforma da Previdência; (3) Favor do Pacote Anticrime de Crime de Sergio Moro; (4) A favor da Reforma Administrativa. Há quem questione ao ler estes quatro pontos: “É só isso que as manifestações querem?”. Tem razão, as manifestações também apresentam uma pautas difusas, que beiram os limites do espírito republicano e encaminham para a ridicularização e radicalização, chegam a pedi o fechamento do congresso e do STF, construindo um discurso completamente fascista.

Mais um pontos de insanidade: Os principais promotores destas manifestações, falo dos Youtubers, crias do Olavismo, eles apontam para o seu mago como principal norteador deste pensamento acéfalo, agradecem ao “Mago da Virgínia” por tê-lo aberto os olhos, escrutinados os pensamentos e a leitura que fazem do mundo contemporâneo. Só isso seria motiva o bastante para nos preocuparmos.

Em vídeo que circula nas redes sociais, os Youtubers chama os populares que votaram no Presidente Bolsonaro para pressionar o Congresso em prol das MP’s do Governo Bolsonaro. Esse ato já se configura uma estranheza naturalmente, mas até este ponto, não tem característica de ilegalidade alguma, até que o Presidente resolva falar. Como já afirmei, há uma pauta difusa e anti republicana, logo, o apoio direto do Presidente se configuraria um crime de responsabilidade.

De acordo com a Lei 1. 079/1950, que qualifica o Crime de Responsabilidade, o Presidente ao apoiar manifestações públicas que atentam contra o Estado de Direito, contra as instituições Republicanas (Congresso e STF), estaria ele cometendo Crime de Responsabilidade. Por isso, o Presidente nos últimos dias tem procurado se afastar cuidadosamente das manifestações, pois é certo que seus assessores já tenham o alertado dos riscos, e sabendo de sua fragilidade política, o afastamento das manifestações previstas para o dia 26/05 seria a decisão mais acertada, porém, o presidente flata com o risco, utiliza os filhos e aliados próximos para fomentar as manifestações do próximo domingo.

O Bolsonarismo não ler, não escuta as vozes da memória, a Clio é ignorada em nome de um espectro moralista. Um presidente que precisa de manifestações populares para pressionar o congresso é simbolo do caos. Sua base permanece dividida, seus antigos apoiadores já se posicionaram contrário ao ato insano de apoio as manifestações. A mais notória declaração foi feita pela Deputada Estadual Janaina Pascoal, filiada ao partido do Presidente, quando em sua conta no Twitter declarou: “Pelo amor de Deus, parem as convocações! Essas pessoas precisam de um choque de realidade. Não tem sentido quem está com o poder convocar manifestações! Raciocinem! Eu só peço o básico! Reflitam!”. O recado foi direto ao Presidente, não caberia ao quem exerce o poder, quem governa um país, está convocando, mesmo que indiretamente, manifestações populares.

Esse espírito e inspiração em Jânio e Collor são características de um Governo que não conhece a história do País que “tenta” governar. O bolsonarismo não saiu do palanque eleitoral, e pensa que se governa assim.

Mas o que esperar do dia 26/05? Não podemos prevê, não temos o dom de ler o futuro, mas sabemos que, fletar contra um congresso em tempos de má articulação política pode conduzir a uma saída antecipada do Governo”.

Escrito por Bruno Oliveira é Mestre em História pela UFPE

COMENTÁRIOS