Olinda assina contrato para projeto de requalificação do parque de iluminação

Saiba mais informações clicando no link


O primeiro passo para a requalificação de todo parque de iluminação de Olinda foi dado na manhã desta terça-feira (25.05) com a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal para iniciar os estudos técnicos que resultarão no projeto no modelo de Parceria Público-Privada. A participação da Marim dos Caetés foi definida após a cidade apresentar todas as qualificações necessárias ao chamamento público entre 46 municípios inscritos.

Os custos serão disponibilizados pelo Fundo de Apoio à Estruturação e Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), administrado pela Caixa. O plano prevê a substituição de todos os 25 mil pontos de luz por lâmpadas de LED e aplicando sistemas mais modernos. O pacote inclui, ainda, reforço no sistema de manutenção em todos os bairros, proporcionando também uma significativa redução nas despesas com energia elétrica.

“É uma alegria muito grande participar desse momento e um orgulho para todos nós, de Olinda. Esse projeto vai trazer um ganho enorme para nossa cidade, pois a iluminação pública também traz melhorias para o turismo, a segurança e valoriza a cidade, que há muito tempo estava aguardando por este momento”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

O vice-prefeito, Márcio Botelho, ressaltou o trabalho feito por todas as secretarias envolvidas no processo para que Olinda fosse contemplada – as pastas ligadas a obras, infraestrutura e área econômica. “Cumprimos todas as diretrizes para essa obra tão importante. As equipes das secretarias se envolveram com toda dedicação para conseguirmos”.

O secretário de Gestão Urbana de Olinda, Marconi Madruga, explicou que neste primeiro momento, a Caixa dará assessoria técnica para a cidade num levantamento de informações para elaboração do projeto. Com esse trabalho concluído passa-se para a segunda etapa, que é a licitação que vai definir a empresa que executará os serviços e todos os prazos. “É uma obra de suma importância para a cidade e a equipe está empenhada neste empreendimento”, pontuou.

De Brasília, os representantes da Caixa Econômica participaram do evento de maneira virtual e o diretor do Programa da Secretaria de Fomento e Apoio aos Entes Federativos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), Manoel Machado Filho, parabenizou a cidade pela conquista. “Parabéns ao prefeito e à equipe por aceitarem o desafio e se qualificarem para receber esse apoio. Podem contar com todo apoio da assessoria técnica da Caixa para darmos mais qualidade de vida à sociedade”.

Além do trabalho técnico, a Caixa também será parceira de Olinda para garantir a transparência do projeto atuando com informações junto aos órgãos de controle – Ministério Público e Tribunais de Contas. A Câmara de Vereadores e a sociedade civil também estarão envolvidas através de reuniões e audiências públicas.

COMENTÁRIOS