Oposição quebra acordo com o lançamento de candidato a presidente da ALEPE, diz parlamentar em reserva

Saiba mais informações clicando no link


A disputa por espaços na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco anda com os bastidores bastante movimentados. Nesta quarta-feira (02/12) o atual presidente Eriberto Medeiros publicou o edital de convocação para a eleição.

Em reserva, um deputado que conversou com o Blog Ponto de Vista tratou de tecer críticas à Bancada de Oposição pelo posicionamento de lançar um candidato a presidente. Para o parlamentar, há um acordo de que os partidos devem ter representação proporcional na Mesa Diretora de acordo com o tamanho de sua bancada. “Aos partidos de Oposição cabe os espaços da 2ª Vice-presidência e da 4ª Secretária, os demais espaços estão destinados ao PP, PSB e demais partidos que compõem à base governista”, explicou.

De acordo com o deputado, a decisão da Bancada de Oposição se reunir para lançar um candidato a presidente pode gerar várias implicações. “A candidatura da Oposição desrespeitando a proporcionalidade dar o direito ao bloco governista lançar nomes para os espaços hoje ocupados por partidos de oposição na Mesa Diretora”, cravou.

Atualmente a composição da Mesa Diretora da ALEPE é dividida da seguinte forma: O PP possui a presidência e a 2ª Secretaria; o PSB a 2ª Vice-presidência e a 1ª Secretaria; e o PT, PR e PSD possuem acordo para a 3ª Secretaria; todos do lado governista. Por sua vez, cabe a oposição os espaços da 1ª Vice-presidência com o PSC e a 4ª Secretaria com o DEM/PSDB e PTB.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS