Pânico por causa de Serro Azul será  pauta de reunião entre prefeito e secretário estadual

Pânico por causa de Serro Azul será pauta de reunião entre prefeito e secretário estadual

Infiltrações no paredão lateral da barragem tem causado medo na população

O sentimento de medo e preocupação que tomou conta população de Palmares em relação a um possível risco de desmoronamento da barragem de Serro Azul, reservatório localizado na zona rural do município, motivou o prefeito Altair Júnior a solicitar uma audiência de urgência com o secretário da Casa Civil, Nilton Mota. O encontro está marcado para ocorrer na manhã desta segunda-feira (04/02), no Palácio do Campo das Princesas.

Depois do episódio ocorrido em Brumadinho, Minas Gerais, a preocupação daqueles que moram próximos a reservatórios só aumentou.

Nesta semana alguns moradores de Palmares visitaram a barragem de Serro Azul e filmaram várias infiltrações no paredão lateral do reservatório. Desde então, a apreensão e o medo só aumentam não apenas em Palmares, mas também em Água Preta e Barreiros, municípios localizados abaixo da barragem e vulneráveis a uma possível ação de rompimento.

Com capacidade para armazenar 303 milhões de metros cúbicos de água, a barragem de Serro Azul é o terceiro maior reservatório de água no estado. Atualmente, segundo a Agência de Águas e Climas (APAC),  Serra Azul acumula 136 milhões de metros cúbicos, o que representa cerca de 45% de sua capacidade.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), em relatório emitido recentemente, Serro Azul se enquadra entre as barragens de “alto potencial de risco” em virtude do grande porte e proximidade de áreas populosas.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS