Papo Reto sobre Prevenção à Violência em Camaragibe

Papo Reto sobre Prevenção à Violência em Camaragibe

Um diálogo precisa de interesse, deve ser direto e não dar muitas voltas. O Papo Reto sobre Prevenção à Violência, do Programa Juventude Presente, conseguiu isso. Trata de um tema sério – prevenção à violência – através de interlocutores com interesse juvenis. Um exemplo está no evento que ocorre, nesta sexta-feira (dia 22), em Camaragibe. No centro da roda de diálogo, o percussionista Gilmar Bola 8, que começou a carreira no Movimento Mangue e atualmente está na Combo X; a empreendedora criativa Altamiza Melo, coordenadora da Central Única das Favelas (Cufa) em Pernambuco; e Uana Mahim, cantora e militante feminista da causa negra. Em torno deles, estudantes adolescentes e militantes da causa jovem. O evento em Camaragibe vai contar com duas apresentações culturais: a banda Quintal do Mundo e o grafite do arte educador Galo de Souza. Um mediador conduz o início do evento, pedindo uma rápida apresentação dos convidados e, em seguida, entra no tema prevenção à violência. Depois, abre as perguntas para o público e a lógica do diálogo se estabelece. O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, elogia o formato, por causa do retorno. “Nós precisamos interagir com os jovens e, para isso, precisamos ter assunto e personagens do interesse deles. Os jovens estão no centro do debate sobre prevenção à violência”, argumenta. Além do Papo Reto em Camaragibe, outros eventos ocorreram em Maranguape (Paulista) e em Palmares.  Na Mata Sul, Pedro Vinícius, o DJ Toddynho; o artista Felipe Diniz; e o ativista Tiago Lima estiveram no centro do debate, cercados de estudantes por todos os lados. A primeira edição do Papo Reto teve como destaque o rapper MV Bill, em abril. Nova edição ocorreu no Festival de Inverno de Garanhuns, um especial com mulheres convidadas. Em Caruaru, o digital influencer Savinho atraiu um recorde de público: com 800 estudantes. No Museu do Trem, no Recife, os estudantes colocaram o deputado federal João Campos e a secretária de Esportes do Recife, Yane Marques, para aprender o passinho. Estima-se cerca de 3,5 mil jovens participando do Papo Reto sobre Prevenção à Violência.


Um diálogo precisa de interesse, deve ser direto e não dar muitas voltas. O Papo Reto sobre Prevenção à Violência, do Programa Juventude Presente, conseguiu isso. Trata de um tema sério – prevenção à violência – através de interlocutores com interesse juvenis. Um exemplo está no evento que ocorre, nesta sexta-feira (dia 22), em Camaragibe.

No centro da roda de diálogo, o percussionista Gilmar Bola 8, que começou a carreira no Movimento Mangue e atualmente está na Combo X; a empreendedora criativa Altamiza Melo, coordenadora da Central Única das Favelas (Cufa) em Pernambuco; e Uana Mahim, cantora e militante feminista da causa negra. Em torno deles, estudantes adolescentes e militantes da causa jovem. O evento em Camaragibe vai contar com duas apresentações culturais: a banda Quintal do Mundo e o grafite do arte educador Galo de Souza.

Um mediador conduz o início do evento, pedindo uma rápida apresentação dos convidados e, em seguida, entra no tema prevenção à violência. Depois, abre as perguntas para o público e a lógica do diálogo se estabelece. O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, elogia o formato, por causa do retorno. “Nós precisamos interagir com os jovens e, para isso, precisamos ter assunto e personagens do interesse deles. Os jovens estão no centro do debate sobre prevenção à violência”, argumenta.

Além do Papo Reto em Camaragibe, outros eventos ocorreram em Maranguape (Paulista) e em Palmares.  Na Mata Sul, Pedro Vinícius, o DJ Toddynho; o artista Felipe Diniz; e o ativista Tiago Lima estiveram no centro do debate, cercados de estudantes por todos os lados.

A primeira edição do Papo Reto teve como destaque o rapper MV Bill, em abril. Nova edição ocorreu no Festival de Inverno de Garanhuns, um especial com mulheres convidadas. Em Caruaru, o digital influencer Savinho atraiu um recorde de público: com 800 estudantes. No Museu do Trem, no Recife, os estudantes colocaram o deputado federal João Campos e a secretária de Esportes do Recife, Yane Marques, para aprender o passinho. Estima-se cerca de 3,5 mil jovens participando do Papo Reto sobre Prevenção à Violência.

COMENTÁRIOS