Para Joel da Harpa a segurança pública será um grande desafio no Governo Lula

Saiba mais informações clicando no link

Joel da Harpa

O Deputado Joel da Harpa garante que a expectativa dos profissionais de segurança pública quanto ao novo presidente do Brasil é grande. Segundo ele, o atual, Jair Bolsonaro, apresentou importantes projetos para a área, além de valorizar a participação de lideranças. Anunciada esta semana, a equipe técnica na transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conta, por enquanto, com policiais estaduais, seja militares, civis ou penais.

“Nenhuma mudança pode ser realizada sem a participação de representantes das categorias. Há apenas um policial federal no grupo, o delegado da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, o qual é responsável pela segurança pessoal do presidente eleito. Tal fato, tem gerado um mal estar em lideranças policiais de todo o Brasil”, afirma o parlamentar.

Joel destaca que a presença das forças de segurança na Câmara dos Deputados vai aumentar 35,7% em 2023, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São 38 eleitos, incluindo três oficiais do Exército. Em 2018, apenas 28 nomes da categoria se elegeram deputados federais.

“Nos estados, também houve notório aumento de policiais eleitos. Uma prova de que a segurança pública precisa de um novo olhar dos nossos governantes”, enfatiza Joel. Segundo ele, dentre as ações do presidente Jair Bolsonaro, a sançào da Lei 14.312/2022, que cria o Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública. Também chamado de Habite Seguro. Bolsonaro também destinou milhões de reais em recursos para melhorias na área.

COMENTÁRIOS