Paulista: Pesquisa falsa sai do ar aos ação de Sérgio Leite

Saiba mais informações clicando no link

As redes sociais se tornaram um terreno fértil para a proliferação de notícias falsas e enquetes manipuladas com o objetivo de beneficiar ou prejudicar um candidato. Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a acirrada disputa eleitoral provocou o surgimento de perfis anônimos voltados exclusivamente para a divulgação de fake News. O caso mais recente foi o do perfil @paulista_conectado, que realizou e publicou enquete sem registro ou qualquer embasamento científico.

A ação irregular foi alvo de ação do candidato Sérgio Leite (Progressistas) no Tribunal Regional Eleitoral. A decisão do juiz Eugênio Cícero Marques foi publicada nesta sexta-feira (30) e favorável ao candidato, concedendo liminar que determina a retirada da postagem do ar e a identificação dos responsáveis pelo perfil. Esta é a segunda vez que Sérgio vence na justiça e retira do ar pesquisas irregulares. “Manipular a opinião púbica com a divulgação de pesquisas falsas é crime. Não vamos descansar enquanto essa prática estiver ocorrendo em Paulista, quem está por trás desse jogo de mentiras deve ser exemplarmente punido”, afirma Sérgio Leite.

A ação foi baseada na resolução do TSE 23.624/2020, que proíbe a realização de pesquisas e enquetes sem registro a partir do dia 27 de setembro. “Está claro que o perfil que manipulou os dados tem preferência política e está a serviço de um grupo, assim como outros perfis que compartilharam a informação mentirosa e criminosa. É uma tática desesperada de tentar induzir o eleitor a erro, já fui vítima dessas armações em outras ocasiões e sempre estive do lado da verdade. Seguirei cumprindo meu compromisso com a população, levando propostas que vão melhorar a cidade e livrar Paulista de um passado que ninguém quer mais”, acrescentou Sérgio.

COMENTÁRIOS