Paulo Câmara investe R$ 31 milhões em Fernando de Noronha, dentro do Plano Retomada

Na ilha, governador garantiu melhorias no abastecimento com a inauguração do novo sistema de dessalinização de água e promoveu ações também nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e educação

Sebastião Oliveira leva água à Zona Rural de Tacaratu
Paulo Câmara inaugura sistema de abastecimento de água em Paudalho e Vitória de Santo Antão
“Pernambuco tem a menor oferta de água do Brasil”, lamenta Romero Sales Filho

O governador Paulo Câmara esteve no arquipélago de Fernando de Noronha, nesta quarta-feira (20.10), dando prosseguimento às agendas do Plano Retomada. Ele inaugurou o novo dessalinizador da ilha, sistema que opera com dois módulos responsáveis pela produção de 20 litros de água potável por segundo. O incremento para o abastecimento já permite a eliminação do rodízio em 30% na ilha e redução do regime de distribuição em outras áreas, que passam a receber água no esquema de um por três, a partir do mês de novembro.

Além do novo dessalinizador, foram entregues a adutora da nova captação de água da Praia do Boldró e um reservatório para água do mar com capacidade de armazenamento de um milhão de litros. Somando os investimentos, o montante é da ordem de R$ 22 milhões. “Vamos ter todo um processo nos próximos 60 dias e tudo já vai estar funcionando em sua plenitude. Em breve, Fernando de Noronha vai estar livre de qualquer tipo de racionamento, com um abastecimento de água diário, regular e com água de qualidade. Isso vai ajudar muito no desenvolvimento da ilha, tanto na questão ambiental quanto no turismo e lazer”, frisou Paulo Câmara.

Com a entrega do novo equipamento, a água dessalinizada passa a corresponder a 70% do abastecimento em Noronha, que será complementado com a captação da água do Açude do Xaréu, tratada na Estação de Tratamento de Água da Compesa, e também por poços artesianos. O sistema é composto por equipamentos específicos de pré-tratamento com filtração, que proporciona segurança microbiológica, automação inteligente e controle à distância por rede de comunicação, tornando possível transformar água do mar em água potável. Os sistemas funcionam em skids, equipamentos de rápida configuração que utilizam uma das mais avançadas tecnologias do mercado.

SUSTENTABILIDADE – O governador acompanhou o início das obras do Laboratório VADELATA Pelo Planeta, o primeiro laboratório de economia circular do País, resultado da parceria entre a administração da ilha e a Ball Coorporation. O espaço vai centralizar a coleta das latas de alumínio em Noronha a partir de um modelo totalmente sustentável, realizando o pré-processamento das latas, que serão enviadas para um centro de reciclagem em São Paulo. O espaço também abrigará projetos sociais e educacionais para a comunidade. A previsão é que seja inaugurado no primeiro semestre de 2022, com capacidade de reciclar cerca de 50 toneladas de alumínio no primeiro ano pós-pandemia.

Paulo Câmara também deu início ao projeto do novo Plano de Gestão Sustentável Integrada (PGSI) para a área de proteção ambiental do arquipélago. O documento vai conter um robusto diagnóstico socioeconômico e ambiental, o Cadastro Territorial Básico das edificações, o Estudo de Capacidade de Suporte e de seus Indicadores de Sustentabilidade, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual e a criação do seu conselho gestor, além de um Plano de Ordenamento Urbanístico da APA.

EDUCAÇÃO – O governador entregou também o novo parque infantil da creche Bem-Me-Quer, construído em parceria com a Ball Corporation e a administração da ilha, que visa promover o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo de 230 crianças atendidas pela instituição. O projeto foi desenvolvido no conceito de construção sustentável, com madeira certificada e de fácil manutenção. Paulo Câmara ainda deu por inaugurados a biblioteca Cantos de Leitura e o novo Laboratório de Ciências, ambos na EREFEM Arquipélago Fernando de Noronha, que atende 410 alunos do Ensino fundamental I, II, Ensino médio e EJA. Realizada via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, a Cantos de Leitura busca estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento.

Finalizando a visita, o governador autorizou a licitação para contratação da empresa responsável pelos projetos de drenagem e pavimentação das estradas vicinais de Noronha e entregou termos de permissão de uso para duas famílias locais, simbolizando os 152 terrenos que já foram entregues pela Política Habitacional Distrital.

Estiveram presentes à visita os secretários estaduais Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos), José Bertotti (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Alexandre Gabriel (Chefe da Assessoria Especial); a presidente da Compesa, Manoela Marinho; o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Antônio Vaz; o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha; o deputado federal Felipe Carreras; além de conselheiros da ilha.

 

COMMENTS