Paulo Câmara: “O esporte faz parte da formação das pessoas”

Governador inaugurou novo parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont

Fotos: Américo Santos/SEI

Com o objetivo de incentivar ainda mais a prática esportiva em Pernambuco, o governador Paulo Câmara inaugurou, neste sábado (07.03), o novo parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, na Zona Sul do Recife. Com um aporte de R$ 7,5 milhões, o equipamento conta com duas piscinas dentro de todos os padrões nacionais e internacionais. Após a solenidade, o espaço já sediou a primeira competição, com uma prova de 50 metros livres para todas as categorias da natação. Participaram clubes filiados à Federação Aquática Pernambucana (FAP), além de atletas do interior do Estado.

Na ocasião, o governador ressaltou que o espaço está preparado para receber diversos tipos de competições, e que fará a diferença na vida de muitos jovens. “O esporte faz parte da formação das pessoas e a gente quer incentivar nossos jovens a cada vez mais estarem conectados com ele. A natação, o polo aquático e o nado sincronizado ganharam hoje um equipamento que demonstra muito bem o nosso esforço em formar atletas que possam representar Pernambuco nas competições”, frisou Paulo Câmara, que esteve acompanhado da primeira dama Ana Luiza.

O parque possui duas piscinas, sendo uma com 50 metros de comprimento por 25 de largura, contendo 10 raias, e outra com 25 metros de comprimento por 12,5 metros de largura e seis raias. Vale destacar que as raias e barras que serão utilizadas pelo polo aquático pertenceram às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O novo parque também dispõe de uma arquibancada coberta com capacidade para 1.263 pessoas, vestiários e banheiros, além de uma nova área de circulação dos atletas.

“Essa é uma etapa importante de todo o investimento feito pelo Governo do Estado na requalificação do Complexo Santos Dumont. Esse equipamento foi concebido em padrões internacionais, para receber competições locais e nacionais. Isso, com certeza, vai fortalecer e enriquecer o esporte aqui em Pernambuco”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

Presente ao evento, o pentatleta Felipe Nascimento faz parte do Programa Time PE, e participou das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. De acordo com ele, o novo espaço incentiva o início da prática esportiva para os mais jovens. “Essa requalificação é muito positiva não só para os atletas de alto rendimento, mas principalmente para a garotada mais nova que está começando agora. O esporte abre muitas possibilidades, então ter um complexo desse, onde o pessoal pode treinar e experimentar várias modalidades, é muito bom”, disse.

Fotos: Américo Santos/SEI

Estiveram presentes à solenidade, além de Fred Amâncio, os secretários estaduais Cloves Benevides (Prevenção à Violência e às Drogas), Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilberto Freyre Neto (Cultura) e Diego Perez (executivo de Esportes); o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Luiz Fernando Coelho; o presidente da Federação Aquática Pernambucana, Marcelo Falcão; e diversos atletas pernambucanos.

COMENTÁRIOS