Pela primeira vez Pernambuco comemora Dia da Mulher Policial Militar

Saiba mais informações clicando no link


Graças a Lei de 16.575, de 21 de maio de 2019, o dia 26 de janeiro, em Pernambuco, tem um significado especial. Hoje, pela primeira vez na história do estado, é comemorado o Dia Estadual da Mulher Policial Militar. A homenagem foi uma iniciativa do Deputado Joel da Harpa e marca o ingresso das três primeiras mulheres na Policia Militar de Pernambuco, em meados de 1983. A nova data comemorativa foi apresentada através do Projeto de Lei 51/2019 e é um dos pioneiros do país.

Para Joel, a presença das mulheres na PM teve e tem uma importância fundamental. Elas fortaleceram a instituição, caracterizada até então apenas pela força física dos homens. Além disso, humanizaram a atividade policial. “Mesmo atuando num universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais”, disse.

No Brasil, foi no ano de 1955, que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SP) promoveu a primeira experiência de inserção das mulheres nas atividades policiais. Pernambuco foi o sétimo estado brasileiro a incluir mulheres na Policia Militar, Desde então, a presença feminina na carreira militar foi de suma importância para o serviço realizado nas ruas.

COMENTÁRIOS