Pernambuco pela Prevenção distribui máscaras de proteção nas feiras livres

70 mil máscaras de proteção vão ser distribuídas, junto com oferta de álcool em gel e informações sobre cuidados para se barrar a transmissão do vírus

70 mil máscaras de proteção vão ser distribuídas, junto com oferta de álcool em gel e informações sobre cuidados para se barrar a transmissão do vírus

A partir deste sábado (dia 20), a Operação Pernambuco pela Prevenção passará a visitar as feiras livres para distribuir máscaras de proteção, oferecer álcool em gel e reforçar informações importantes com relação à pandemia e à necessidade de todos se protegerem. A feira de Casa Amarela será a primeira a receber equipes da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, a partir das 7h. Em todas as feiras, vão ser distribuídas 70 mil máscaras.

As máscaras de proteção são no modelo 3D, capazes de proteger nariz, boca e criar barreiras para impedir a disseminação do coronavírus. São máscaras doadas pela AD/Diper e foram adquiridas no polo têxtil do Agreste. A distribuição de máscaras é feita com a oferta de álcool em gel e disseminação de mensagens importantes, que chamam todos os cidadãos à responsabilidade para unirem esforços e impedir a disseminação da covid-19.

O secretário Cloves Benevides explica que a campanha é parte dos esforços do Governo do Estado em proteger a população. “Pernambuco tem registro de lutas e batalhas. Atualmente, enfrenta um dos momentos mais difíceis da sua história. Por isso, é necessária a união de todos, a partir dos cuidados individuais e de atitudes coletivas. Fique em casa, só saia em caso de necessidade, use máscaras sempre, mantenha as mãos higienizadas e atenção ao distanciamento social”, pede Cloves Benevides.

A Operação Pernambuco pela Prevenção tem um calendário para a distribuição de máscaras de proteção ao longo da semana. Sábado (dia 20), será na Feira de Casa Amarela. No domingo (dia 21), na feira no município de Limoeiro. Na segunda-feira (dia 22), será a vez dos terminais integrados no Grande Recife. Na terça-feira (dia 23), distribuição na feira no município de Camaragibe. Na quarta-feira (dia 24), a feira na cidade de Surubim terá distribuição. Na sexta-feira (dia 26), será a vez do município de Gravatá e, no sábado (dia 27), a distribuição será no município de Palmares. As operações começarão às 7h e vão percorrer todo o ambiente da feira e imediações.

A Operação Pernambuco pela Prevenção começou no início do mês e suas equipes percorreram os terminais integrados de passageiros de Joana Bezerra, Macaxeira, Barro, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, Pelópilas da Silveira, PE-15, Xambá, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu, Cais de Santa Rita, Afogados, Caxangá, CDU, Jaboatão dos Guararapes, TIP, Cabo, Aeroporto, Rio Doce, Largo da Paz, Santa Luzia, Prazeres, Getúlio Vargas e Recife. Foram distribuídas 80 mil receberam máscaras, álcool em gel e disseminadas informações.

O enfrentamento aos efeitos da pandemia na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas começou há um ano. As ações foram às ruas como forma de reduzir os impactos da pandemia junto à população mais vulnerável. Entre as medidas executadas, foram instalados pontos com lavabo e com estrutura para banho, distribuídos itens de alimentação balanceados, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, além de cestas básicas junto às famílias vulneráveis, nas comunidades da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, de forma a aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária junto aos usuários e servidores envolvidos nas atividades.

COMENTÁRIOS