Pernambuco registra 1.858 novos casos de Covid-19 e 59 óbitos

Saiba mais informações clicando no link


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (23/07), 1.858 novos casos da Covid-19. É importante destacar que o aumento no número de casos de hoje é motivado pelo acúmulo de notificações dos últimos dias, devido à instabilidade no sistema de notificação e-SUS Notifica, que é voltado para os casos de menor gravidade. Para se ter ideia, entre os confirmados hoje, apenas 179 (9,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos os outros 1.679 casos (90,4%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou até mesmo já curados. Agora, Pernambuco totaliza 83.240 casos já confirmados, sendo 22.553 graves e 60.687 leves. Além disso, o boletim de hoje registra um total de 60.360 pessoas recuperadas da doença. Desse total, 11.845 são de casos graves, que demandaram leitos no sistema de saúde, e 48.515 casos leves.


Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 181 municípios pernambucanos (tabela 2), além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 59 óbitos (sendo 30 do sexo feminino e 29 do sexo masculino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Abreu e Lima (1), Aliança (1), Amaraji (1), Araripina (2), Belém de Maria (1), Bezerros (1), Bom Jardim (1), Camaragibe (1), Camutanga (1), Caruaru (2), Cupira (1), Custódia (1), Garanhuns (1), Itapissuma (1), Jaboatão dos Guararapes (5), Joaquim Nabuco (1), Jurema (2), Lagoa Grande (1), Mirandiba (1), Nazaré da Mata (1), Olinda (4), Palmares (6), Paranatama (1) Parnamirim (1), Paulista (5), Pesqueira (1), Recife (7), Santa Terezinha (1), São Bento do Una (1), Serra Talhada (1), Surubim (1) e Vitória de Santo Antão (1), além de (2) óbitos de pacientes provenientes de outros estados. Com isso, o Estado totaliza 6.211 mortes pela doença.

As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 20 de abril e 22 de julho. Do total de mortes no informe de hoje, 34 (58%) ocorreram de 20/04 a 19/07. As outras 25 (42%) ocorreram nos últimos 3 dias, sendo 5 mortes no dia 20/07, 13 no dia 21/07 e 7 registradas no dia de ontem (22/07).

Os pacientes tinham idades entre 33 e 89 anos, além de um recém-nascido do sexo masculino. As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 30 a 39 (5), 40 a 49 (2), 50 a 59 (10), 60 a 69 (12), 70 a 79 (18), 80 anos ou mais (11).

Dos 59 pacientes que vieram a óbito, 38 apresentavam comorbidades confirmadas: doença cardiovascular (25), hipertensão (15), diabetes (13), doença renal (6), obesidade (3), câncer (3), tabagismo/histórico de tabagismo (3), doença pulmonar (2), doença respiratória (2), imunossupressão (1), doença vascular (1), etilismo (1), histórico de AVC (1), doença neurológica (1), doença de Parkinson (1), epilepsia (1), anorexia (1) e doença de Alzheimer (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois não tinham comorbidades e os demais estão em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 18.237 casos foram confirmados e 24.174 descartados. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

FIOCRUZ – Nesta quinta-feira (23.07), o secretário estadual de Saúde, André Longo, repercutiu, durante coletiva de imprensa, o último boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – que apresenta um panorama epidemiológico da pandemia nos estados e regiões do país.

Na análise sobre o indicador Leitos de UTI COVID-19, que são dedicados ao tratamento de pacientes graves, Pernambuco ocupa a segunda melhor posição na proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 quando relacionado com a sua população. Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o Estado fica atrás apenas do Espírito Santo, que registra taxa de 1,5. Nos últimos quatro meses, no maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da história da saúde pública no Estado, Pernambuco abriu quase 1,8 mil leitos, sendo 800 de UTI.

A avaliação, baseada em diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), considera a totalidade de leitos existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) em 13 de julho deste ano. Ainda segundo a Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 é sinalizadora de risco de colapso na capacidade do sistema de saúde para atender pacientes graves com Covid-19, frente à possibilidade de um aumento de casos. Atualmente, a ocupação dos leitos de terapia intensiva na rede pública de Pernambuco está em 73%.

“As pessoas não têm a real noção da dificuldade que é abrir um leito, principalmente de UTI e em um tempo tão curto. É uma operação complexa, que exige de um lado rápida resposta para dotar a estrutura de equipamentos e insumos e, por outro, equipes altamente especializadas, com múltiplas especialidades e atuando em conjunto. Esse levantamento só demonstra a seriedade, esforço e prioridade que o Governo de Pernambuco está dando ao enfrentamento do novo coronavírus. Esse é um processo que não acaba agora: estamos analisando permanentemente os dados da Covid-19 em nosso Estado e continuamos a fazer nossa parte para garantir a assistência a todos”, afirmou o secretário André Longo.

Neste sábado (25.07), o governador Paulo Câmara vai ao Sertão para implementar três novas estruturas. De uma só vez e, ao mesmo tempo, serão colocados em operação 258 leitos para o atendimento dos pacientes com a Covid-19. Além dos hospitais de campanha de Serra Talhada e Petrolina, será inaugurada a primeira etapa do Hospital Governador Eduardo Campos, em Serra Talhada – o mais moderno do sertão do Estado, com 30 leitos de UTI.

CARUARU – O Hospital de Campanha, instalado no pátio do Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, Agreste de Pernambuco, irá abrir 30 novos leitos de enfermaria nesta sexta-feira (24.07). Com esta ação de abertura, o Hospital passará a contar com 60 leitos de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva – leitos com suporte ventilatório. Ao todo, a estrutura do Hospital Mestre Vitalino passa a contar com 150 leitos, sendo 60 de UTI.

As IV e V Regiões de Saúde de Pernambuco, área de atendimento do Hospital de Campanha, ainda vivem um momento delicado da pandemia do novo coronavírus, com um quantitativo relevante de novos diagnósticos da Covid-19. Até o momento o Hospital de Campanha atendeu 178 pacientes, destes 107 com casos confirmados da doença. A ampliação do serviço contempla uma população de mais de 1.859.175 habitantes.

“Neste momento delicado que ainda vivemos, estamos dando mais um passo significativo no enfrentamento desta pandemia, sobretudo aqui nestas duas regiões de saúde que ainda apresentam muitos casos de infecção. Com esta autorização do Governo do Estado para a ampliação, a unidade do Hospital de Campanha nos possibilitará o atendimento de mais pacientes”, esclareceu Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.

COMENTÁRIOS