conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ECONOMIA

Pernambuco registra crescimento de 6,2% do PIB no quarto trimestre de 2024

Foto: Janaína Pepeu /Secom

Pernambuco fechou o quarto trimestre de 2024 com um crescimento de 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao mesmo período de 2023. A taxa de crescimento da economia pernambucana nos três últimos meses do ano passado foi quase o dobro da média nacional no mesmo período, de 3,6%. No acumulado de 2024, o Estado cresceu 4,9%, que é o maior nível de crescimento dos últimos 15 anos e totalizando o valor de R$ 288,67 bilhões.

Os dados preliminares do PIB estadual, publicados nesta terça-feira (1º), foram calculados pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), que é vinculado à Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE). Todos os setores econômicos do Estado cresceram acima da média do país no quarto trimestre e no acumulado do ano de 2024.

“É mais um excelente dado que reforça que Pernambuco está em um ritmo acelerado de crescimento, registrando números históricos que não se via há 15 anos e acima da média do Brasil. Isso é resultado do empenho da gestão da governadora Raquel Lyra para aumentar a capacidade de investimentos e melhorar o ambiente de negócios do Estado, aquecendo a economia e retomando protagonismo de Pernambuco no Nordeste”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

No quarto trimestre de 2024, a agropecuária pernambucana registrou crescimento de 10,4%, enquanto a média do país foi negativa em 1,5%. O desempenho foi impulsionado pela pecuária. No acumulado de 2024, o crescimento foi de 11,5%. É o segundo ano consecutivo em que a agropecuária cresce acima de dois dígitos.

Já a indústria do Estado cresceu 5,7% no quarto trimestre do ano passado, mais do que o dobro da média nacional, que foi de 2,5%. Esse crescimento do setor em Pernambuco foi puxado pela indústria de transformação, que teve alta de 7,5%, graças à fabricação de automóveis, camionetas e utilitários, ao refino de petróleo e à fabricação de produtos alimentícios e bebidas.

O setor de serviços, que historicamente possui maior peso no PIB estadual, teve alta de 4,2%, enquanto o Brasil registrou crescimento de 3,4%. Esse número do setor em Pernambuco foi impulsionado pela atividade de comércio, com alta de 6% contra uma taxa de 4,7% registrada pelo país, pela administração, educação e saúde pública, defesa e seguridade social, com destaque para a saúde, e atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (10), o edital de concurso público para o...

ELEIÇÕES 2024

Escrito por Wellington Ribeiro Mantendo a tradição, o Blog Ponto de Vista divulga o tão esperado DATAPONTO RECIFE sobre a disputa por vaga na...

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Na primeira pesquisa do Instituto Conecta, encomendada pelo Blog Ponto de Vista, no Município de Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Mano Medeiros(PL) aparece na...

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.