Pernambuco tem lei que proíbe uso de coleiras que controlam latido de cães

Saiba mais informações clicando no link


No mínimo duvidosa, uma lei aprovada por vereadores em Santa Catarina causou polêmica. O texto, aprovado pela Câmara Municipal, considera provocar ou não impedir o “barulho dos cães” uma infração que pode custar até R$ 23 mil ao bolso de quem cuida dos animais. Quem gosta dos pets, é claro, mostrou revolta nas redes sociais. Internautas pernambucanos também fizeram críticas e mostraram preocupação com a proposta. No entanto, em Pernambuco, a Lei 16.734/19 proíbe a venda e comercialização de coleiras de choque – usadas para controlar latidos.

A lei, de autoria do deputado Romero Albuquerque (PP), alterou o Código Estadual de Proteção aos Animais e está em vigor desde o ano passado. O código, que estabelece normas para a proteção dos animais em Pernambuco, veda práticas como o abandono de animais doentes ou feridos, e ofensas e agressões físicas e psicológicas em animais, sujeitando-os a qualquer tipo de experiência capaz de causar sofrimento físico ou emocional, e deixa bem clara a proibição da comercialização e uso de “coleiras que gerem impulsos eletrônicos ou descargas elétricas com o fim de controlar o comportamento e o temperamento dos animais”, diz o texto.

Albuquerque, que representa a causa animal na Assembleia Legislativa, postou o caso em suas redes e acrescentou que o prefeito de Penha, município onde a lei foi criada, vetou a proposta. “Era a única coisa possível a ser feita por um gestor sério. Espero que esse texto seja esquecido e seu autor peça sinceras desculpas. Construir políticas públicas voltadas para os animais no Brasil é um desafio, e uma lei absurda como essa é mais que um desserviço à causa, é um desserviço à humanidade”, disparou. “O movimento pelos direitos dos animais é nacional. Nosso trabalho é para que nenhum caso de abuso, exploração e maus-tratos passe despercebido e fique impune”, completou.

O parlamentar, que é ainda autor da lei que proíbe uso de correntes e cordas para conter animais e da medida que aumentou a multa contra crimes de maus-tratos em Pernambuco, se mostrou indignado com a tentativa de aprovar a medida. “É como tentar impedir uma criança de chorar ou qualquer um de nós de falar. É inadmissível que representantes escolhidos pelo povo achem razoável apresentar um projeto como este”, disse.

COMENTÁRIOS