O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru. O levantamento, que possui metodologia inovadora, vai expressar o cenário da cidade sob a ótica dos padrinhos políticos dos pré-candidatos.
“Ao longo de uma campanha, as pessoas associam o seu voto ao candidato apoiado por uma liderança nacional ou estadual. Esse ano, Caruaru terá a particularidade de ter quatro pré-candidatos apoiados pelos principais nomes que estiveram nas urnas em 2022, seja para a Presidência da República, seja para o Governo do Estado. Então, é importante medir a influência do apoio para o voto municipal, dado que a polarização continuou no País“, destaca Willan França, do IFP.
O pesquisador cita os pré-candidatos José Queiroz (PDT) e Fernando Rodolfo (PL), que têm apoio do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), respectivamente. Ambos foram adversários no segundo turno de 2022. Além deles, Rodrigo Pinheiro (PSDB) tem apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB), enquanto Armandinho do Acordeon (Solidariedade) é o nome defendido pela correligionária Marília Arraes, que enfrentou Raquel no segundo turno.
Também entrarão na pesquisa o Delegado Erick Lessa (Republicanos), apoiado pelo ministro Silvio Costa Filho; Tonynho Rodrigues (MDB), filho do ex-prefeito Tony Gel (MDB); e Michele Santos, nome do PSOL para a disputa.
O Instituto França foi um dos grandes destaques das eleições de 2022, cravando resultados para governador e presidente antes dos concorrentes tradicionais. Para isso, foi adotada a metodologia dos padrinhos políticos, como será aplicada em Caruaru. O IFP tem realizado pesquisas em todos os estados do Nordeste, tendo analisado o cenário eleitoral do Recife mais recentemente.
